Luz da Minha Vida - Glaucia Santos

Livro: Luz da Minha Vida
Autor (a): Glaucia Santos
Número de Páginas: 320
Editora: Publicação independente
Compre aqui.

Sinopse: Filha de um famoso maestro falecido, Anna Maria Smith é uma violinista que viveu 19 anos na escuridão. Aos cinco anos sofreu um acidente e perdeu a visão. Por toda a vida foi protegida pelos pais e sofreu com o preconceito das pessoas, mas tudo se transforma quando se muda para Nova Iorque, para trabalhar em uma das filarmônicas mais famosas do mundo. Lá, Anna conhece o inglês Richard, um médico lindo, carinhoso e apaixonado. A partir desse amor, ela verá o mundo com outros olhos e também sofrerá com os perigos que essa cidade lhe oferecerá.
Em Luz da Minha Vida temos a  comovente história de Anna Maria e Richard.

Anna tem 24 anos e é cega, ela não nasceu nesta condição, ficou assim quando ainda era criança. Ela é musicista, toca violino, mas sua grande paixão e o piano. Você pode pensar ela é musicista e cega? Sim, é isso mesmo e ainda tem um talento nato para isso. O pai de Anna foi um grande maestro, porém ele já faleceu, mas era muito duro com ela quando criança. Pareceu que era quase uma punição por ela ser cega, pelo que Anna retrata achei ele uma pessoa horrível. Pior que o pai dela só a mãe, uma socialite que tem vergonha da filha e só pensa em status e dinheiro. Morri de raiva dela em todo o livro. A vida de Anna muda quando ela passa numa seleção para tocar em Nova Iorque em uma as filarmônicas mais famosas do mundo. Lá ela conhece o Dr. Richard, médico ginecologista, que irá mudar para sempre sua vida.

Gente, esse livro é emocionante. Está é a única palavra na qual consigo pensar para descrevê-lo e não sei se irei conseguir expressar tudo o que gostei nesta resenha.

Personagens:
Maravilhosos, tirando os pais de Anna é claro. Ficou bem claro que eles foram negligentes quanto ao tratamento de Anna para a cegueira, não vou contar aqui, mas quando vocês lerem irão entender. A mãe de Anna a trata como uma inválida, como uma pessoa incapaz de tudo só por que é cega e o pior é que fica jogando isso na cara da filha sempre que tem uma oportunidade.

Anna é uma querida, gostei muito dela. Uma pessoa forte, apesar de ter seus medos (acredito que qualquer um nesta condição tenha) ela não abaixa a cabeça para nada, pelo contrário sempre segue em frente. Anna é uma lição de vida para qualquer um de nós que estamos sempre reclamando de tudo.

Richard é um charme, como diz o livro ele é um lorde inglês. No inicio fiquei com o pé atrás na real intenção dele com Anna. O relacionamento dos dois é relâmpago, amor à primeira vista. Ele fica encantado com o jeito frágil e a ingenuidade dela, ela por outro lado fica encantada com a atenção dele e com a sua sinceridade também.

Zefa a empregada/companheira/mãe substituta de Anna. Está e um personagem a parte. Dei tantas risadas com ela, muito espontânea. Praticamente criou Anna desde criança, foi a mãe que ela não teve. Zefa está sempre presente, não a trata como inválida e é uma figura. Fica arrumando encontros na internet e depois vai disfarçada para conferir se o “material” era bom. Ela fala cada “pérola” que eu queria por tudo aqui.

- Para que essa preocupação com a lingerie? Ele não vai e examinar hoje. – respondeu Zefa, irônica. – Hoje não é o dia de ver vaginas. Se ele se atrever, você interrompa. Tem que esperar ao menos uns cinco encontros, antes de ir para a cama com ele. 

Enredo:
Totalmente envolvente. Glaucia conseguiu criar uma trama que prende o leitor, com todos os ingredientes que um bom livro deve ter, além de partes bem quentes entre Anna e Richard, nada vulgar, mas tudo com muito amor. Luz da Minha Vida não é só focado na cegueira de Anna e no amor que surgi entre ela e Richard, ainda temos um vilão, bem mal por sinal. Um cara que não sabemos quem é e nem o porquê está matando várias meninas que tocam na filarmônica e uma de suas prováveis vitimas será Anna. Tem uma parte em que o livro fica tenso e realmente fiquei com medo do que fosse acontecer.

Enfim, um livro maravilhoso. Você ira amar, odiar, rir e chorar. Irá refletir sobre a vida, querer ajudar uma pessoa cega atravessar a rua, se indignar quando vir alguém tratando mal quem está nesta condição. A edição está linda, a capa é maravilhosa e a diagramação uma graça, com detalhes musicais, amei.

Obrigada a Glaucia pela oportunidade de ler este livro. Foi uma ótima leitura e acima de tudo um grande aprendizado.

Leitura recomendada.

Beijos.

10 comentários

  1. Nossa só com a resenha já fiquei com raiva dos pais da Ana, to vendo que terei que passar ele na frente dos outros urgente! hehehehe
    Curiosa para saber o desenrolar da história entre Richard e Ana!
    Parabéns pela resenha, está linda!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oie!

    Gostei muito da temática, e essa capa ficou linda!! Pretendo ler.

    Beijinhos*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi amore! AMEI demais a sua resenha. Fico emocionada quando consigo tocar e comover as pessoas com a minha escrita. Sempre crio personagens reais e situações do cotidiano. Acho que os livros precisam ser realista. Nesse conceito as personagens conseguiram desempenhar o que propus. Também odiei Eva com todo o meu ser e morri de rir com Zefa.

    Fiz um amor lindo para Richard e Anna, colocando as dificuldades dele no relacionamento com uma deficiente visual. Tentei também colocar os medos dela em relação ao mundo e sua força de vontade.

    Fico muito feliz em saber que consegui alcançar o leitor com a trama proposta.

    Obrigada de coração pela resenha.

    Até o próximo livro.

    bjs no core

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Glaucia,
      Eu que agradeço pela oportunidade de ler o livro.
      Beijos

      Excluir
  4. Meu deus, que capa linda!
    Já tinha ouvido falar muito desse livro, mas não tão bem quanto você falou. Me deu até vontade de ler agora mesmo, rs.
    Adoro livros que realmente nos fazem refletir e mudar após lê-los.
    Ótima resenha!
    Beijos,
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ganhei esse livro da Glaucia e acho que vou gostar muito do livro, ameia resenha e vou ler em breve.

    ResponderExcluir
  6. Este livro deve ser lindo mesmo. Trabalhei alguns anos com deficientes visuais e sei como é complicado esta discriminação toda, ainda mais quando acontece dentro da família. Fico feliz em ver um livro destes por aí, tão bem escrito, com personagens fantásticos e uma narrativa fluida. Espero ler um dia!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Nossa, o livro deve ser lindo! Parece ser diferenciado! Adorei!
    Vou anotar na minha lista de leituras.

    Bjs

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. É difícil encontrar uma protagonista com alguma deficiência. Ponto para a autora!

    ResponderExcluir
  9. Eu li outro livro dela esses dias e não gostei muito, então apesar de achar o enredo interessante não penso em ler.

    ResponderExcluir