Tipo Destino - Susane Colasanti

Livro: Tipo Destino (Something Like Fate)
Autor (a): Susane Colasanti
Número de Páginas: 288
Editora: Novo Conceito
Compre aqui.

Sinopse: Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason… Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jason estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era! Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele. Então, Erin viajou durante todo o verão… “Este livro me deu vontade de mudar minha vida.” THE TRUTH ABOUT BOOKS “Uma narrativa inteligente e rápida…” KIRKUS REVIEWS

Tipo Destino é mais um livro juvenil de Susane Colasanti, de todos os livros já lidos da autora, esse foi o que mais me agradou.

Lani e Erin são melhores amigas desde a infância, porém são completamente diferentes. Lani é tranquila, gosta da natureza e de causas sociais. Erin é muito ativa, gosta de festas, meninos, fazer amizades e estar sempre em evidência. Uma coisa elas têm em comum, querem ser especialistas no destino, as duas elaboraram um quadro de tudo o que precisam estudar para virarem especialistas no assunto, alguns dos tópicos são: numerologia, análise dos sonhos, tarô, etc.

Erin tem uma queda por Jason, o cara mais gato da escola. Os dois começam a namorar e logo Erin quer que Jason conheça sua amiga Lani, afinal o seu namorado e sua melhor amiga tem de ser amigos também. O problema será quando um sentimento além da amizade surgir entre os dois, será que é obra do destino?

Tipo Destino é cativante, narrado em primeira pessoa por Lani. A narrativa me conquistou logo de cara, o livro tem uma aura mágica e aborda temas que interessam a maioria das garotas: horóscopo, cartas e conflitos entre melhores amigas.

Lani é uma garota legal e preza muito sua amizade com Erin. No passado ocorreu um fato com as duas e isso fez com que eles se tornassem mais próximas ainda. O sentimento que começa a surgir entre Lani e Jason é gradual, os dois não queriam que isso acontecesse.

Quando chega o verão Erin vai para um acampamento ser monitora, Jason e Lani ficarão dois meses sozinhos na cidade. No princípio ela não quer encontrá-lo, pois acha errado esse sentimento, mas a atração que existe entre eles é mais forte e claro que o destino dará uma forcinha para eles ficarem juntos.

Eu adorei o conflito entre as amigas, o sentimento de culpa que ficou entre elas. Vocês podem achar que sou louca, mas a autora soube muito bem como desdobrar tudo. Lani foi do céu ao inferno em dias e digo que o inferno dela era pesado. Ela é adolescente e fez escolhas erradas e faz de tudo para consertar isso, mas o bom de tudo é que as duas percebem que todo mundo erra e às vezes uma amizade vale mais que tudo.

Em nenhum momento fiquei com raiva dos personagens, pelo contrário, entendi o motivo de todos eles e isso foi muito bom, contribuiu para minha leitura.

Outra coisa que me agradou muito é o fato da autora abordar o assunto da homossexualidade. Blake, amigo de Lani é homossexual, só ela sabe desse segredo.  Ele sofre por esconder isso e a autora trata desse assunto com muita sensibilidade, em certos momentos tive muita pena dele.

A capa do livro está linda e a diagramação é simples.

O livro é muito bom, até agora o meu preferido da Susane. Se vocês tiverem a oportunidade, leiam.

Não sou fã do Desconhecido. O Desconhecido pode mudar sua vida inteira em um instante. Ele pode tomar tudo de você e nunca mais devolver. Sua vida pode terminar em um instante, antes que você se quer tenha tempo de saber que está tudo acabado.
Sempre esperei por esse momento, quando eu finalmente me sentiria forte o bastante para superar o medo. Quando tudo começaria a se encaixar no lugar. Minha vida finalmente tem a chance de ser tudo o que eu sempre quis que ela fosse. 

Leitura recomendada.

Postagem válida para o Top Comentarista janeiro.

4 comentários

  1. O livro parece ter uma leitura leve, porém bem gostosa. Daqueles livros num fim de tarde de chuvinha, mas também não é lá essas coisas. Acho legal quando abordam tópicos como amizade e ainda homossexualismo. Fiquei bem curiosa pra saber o desdobramento da história, como fica a relação entre as amigas por conta do sentimento da Lani. Espero ter oportunidade de ler esse livro!

    ResponderExcluir
  2. Quero esse livro a um tempo porém ainda não tive a oportunidade de comprar.
    Amo leituras leves, são as melhores para mim e amei muito a história por serem com melhores amigas. Quero ler logo!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Li este romance e me decepcionei. A menina tem que se consultar com Deus e o mundo, pra saber como vai ser sua vida no futuro. Toda hora e a todo momento. É uma fixação absurda. O rapaz não sabe o que quer. Muito chato e repetitivo. Uma pena, mesmo. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Recentemente li um livro da Colasanti e fiquei louca pra ler outros livros da autora.
    Mas este é um que eu acho que não conseguiria ler. Afinal temos na trama uma suposta traição e eu sou meio sensível com esse assunto.
    Apesar de você dizer que todos tem seus motivos pra agirem como agiram, eu fico com um pé atrás.
    Espero gostar do livro se algum dia chegar a lê-lo. Afinal a escrita da autora geralmente é leve e fluida.

    ResponderExcluir