Apenas Um Dia - Gayle Forman

Livro: Apenas Um Dia
Apenas Um Dia #1
Autor (a): Gayle Forman
Número de Páginas: 384
Editora: Novo Conceito
Compre aqui.

Sinopse: A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida. Apenas um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.

RESENHA por Luciana Corrêa da Silva.

Parte de mim sabe que mais um dia não servirá para nada além de postergar o coração partido. Mas  outra parte de mim pensa diferente. Nascemos em um dia. Morremos em um dia. Podemos mudar em um dia. E podemos nos apaixonar em um dia. Qualquer coisa pode acontecer em apenas um dia.

Oi pessoal!

A resenha de hoje é do mais recente lançamento da Gayle Forman, chamado Apenas Um Dia, livro publicado pela Editora Novo Conceito. Gayle também é autora de Se Eu Ficar (se quiser saber mais, clique aqui). Americana, moradora do Brooklin, ela é jornalista e autora premiada por várias publicações importantes.

Bom, o livro conta a história de Alysson Healey, uma garota extremamente organizada. Sua vida é toda sistematizada do começo ao final do dia. Ele é a garotinha dos sonhos dos pais, pois assim foi moldada. Tudo em sua vida é planejado e orientado pela mãe, que não deixa nem um mísero detalhezinho escapar. Por ser uma filha exemplar, acaba de ganhar dos pais uma viagem de formatura para a Europa, com sua melhor amiga e companheira de toda a vida, Melanie. Como tudo em sua vida, a viagem não foge à regra e elas conhecerão a Europa em uma viagem de excursão muito bem planejada a organizada, onde nada passará em branco.

Alysson segue à risca os itinerários, os passeios e as atrações culturais. E enquanto o resto do pessoal de diverte nas noitadas, ela fica no hotel cuidando de suas listas e programações, aproveitando o tempo com um filme ou organizando os suvenires que já comprou. Ela não está totalmente satisfeita, não tem aproveitado a viagem como gostaria, pois tudo é meticulosamente planejado e tira um pouco o encanto e o proveito dos lugares. Sem falar que ela está muito desapontada por não ter ido a Paris.

Então o grupo está às portas de um teatro, em Stratford-upon-Avon, na Inglaterra, onde assistirão a uma peça de Shakespeare. Enquanto esperam, um grupo passa por eles entregando panfletos e oferecendo a peça que apresentarão de graça, na rua, logo mais. São tipo uma trupe que prega que todos deveriam poder assistir à Shakespeare de graça, pois ele já morreu e não ganha mais nada por suas peças, então não faz sentido cobrar... Alysson de cara encanta-se com um dos atores, o Willem; ele é tudo o que ela não é, é seu oposto. Ele tem o espírito livre, vive sem destino e isso a encanta. Só que ela não deixará de seguir seu programa, até que Melanie convence a amiga a ir atrás da apresentação do grupo e elas acabam conseguindo uma desculpa para a escapada.

Vendo a peça ela encanta-se ainda mais com o moço que mostra-se divertido e ela descobre que ele é um holandês que não volta pra casa há dois anos. Alysson deixa escapar que gostaria de ter conhecido Paris antes de voltar pra casa e Willem propõe que ela passe um dia com ele em Paris e assim ela faz, mergulhando no acaso, no obscuro, com um simples desconhecido, contrariando tudo o que sempre fez de sua vida.

Confesso que eu não gostei do livro como esperava, mas também não consegui largá-lo. Na verdade eu não soube o que dizer do livro até que a última página chegasse. O começo é um pouco estranho, manjado e ela chega a ser ridícula de tão sofrível... Mesmo que ela não detalhe sua vida de forma chata, a gente descobre sobre sua personalidade e vivência, lendo os acontecimentos. Sua vida é chata, mas ela tem tudo, então não vejo motivo para reclamações, mas conforme fui lendo, percebi que ela foi moldada, não teve escolha. Quando se deparou com o estranho, o oposto dela, ela percebeu as possibilidades e uma janela se abriu diante dos seus olhos e ela viu que podia viver algo diferente, algo que ela queria e não o que os outros queriam ou esperavam dela.

Em apenas um dia ela vive o que jamais pôde, ela se deslumbra ao deparar-se com uma forma de ver o mundo, que se mostrou muito diferente daquilo que ela esperava. O problema é que com o salto no escuro veio a decepção e a dor. Ela volta para casa e essa dor faz com que ela tenha coragem de mudar o que parecia imutável e enfrentará tudo e todos pelo que acredita.

A revisão está muito bem feita e não encontrei erros. Fiquei alucinada quando o final do livro chegou e terminou justamente quando a porta é aberta e as possibilidades se acendem novamente. Não posso perder isso de jeito nenhum. Que venha logo Apenas Um Ano, quero lhe usar!!!

Beijo, leitores(as) maravilhosos(as), e até a próxima!

Apenas Um Dia:
01. Apenas Um Dia;
02. Apenas um Ano;
2.5. Just One Night.

Outras capas:

   


 Postagem válida para o Top Comentarista dezembro.


42 comentários

  1. Confesso que não me empolguei com a proposta desse livro.
    Mas vejo um ponto bastante positivo. Esse lance da autora mostrar a realidade da personagem por trás do "tem tudo" que ela aparenta viver é ótimo. A gente tem o péssimo hábito de julgar os outros pelas coisas que se tem, mas não paramos para pensar que isso não é tudo. Muitas vezes, uma criação complicada torna a vida da pessoa extremamente insuportável.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula, concordo com vc... Eu lia e pensava, nossa ela tem tudo, uma família amorosa, bens materiais, uma vida estruturada... Pra quê reclamar tanto, mas aí eu fui lendo e vi o motivo de tudo, como disse, não amei mas também não consegui largar, kkkkkk Beijo e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  2. Creio que seria o tipo de livro que gostaria de ler. Essa situação de moldada como uma escultura e depois ver o que há fora de todo molde, essa mudança psicológica, gosto disso. Há pessoas assim, bitoladas. Agora quero saber o final (você não contou!) brincadeira! Curiosa em sabe se ela tem algo mais com o rapaz ou só foi um dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Oliveira, kkkk não contei mesmo... Mas já digo que fiz bobagem, deveria ter esperado o segundo pra ler, o final me deixou com cara de bocó, kkkkkkkk Beijo e obrigada!

      Excluir
    2. Ainda bem que disse isso, se por acaso obter esse livro antes do livro 2, então não vou ler, vou esperar o livro 2.

      Excluir
  3. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, depois de ver essa resenha fiquei ainda mais animada pra conferi essa história, parece ser ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!!!! Obrigada pelo carinho e pela confiança, Milena, ótimas leituras pra vc... Beijo

      Excluir
  4. Não conhecia esse livro, mas fiquei muito curioso quanto a premissa da obra. Afinal, gosto de protagonistas que fogem ao seu padrão e resolvem viver de uma maneira diferente. Acredito que eu vá me surpreender com essa obra e vou querer lê-la, com certeza.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de dezembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada pela confiança! Como disse, o livro não nos encanta, a uma primeira vista, mas depois que a coisa engrena a gente não consegue largar... Beijo ;)

      Excluir
  5. Acho até interessante essa coisa da menina sem escolhas que de repente se acha no mundo, muda e tal mas não to muito animada com esse livro, alguma coisa nele não me chama tanta atenção assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo perfeitamente, Nathalia... Beijo e boas leituras! Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  6. Primeira resenha que leio desse livro.
    Não fiquei empolgada, estou sem paciência para tramas juvenis, rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk Oi Gladys, então nem pensa nesse, kkkkkk Beijo e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  7. Olá
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, e confesso que gostei que você tenha gostado do livro, mesmo não sendo do jeito que esperava. Mas não sei se leria Um Dia, já que me decepcionei um pouquinho com Se Eu Ficar. Parabéns pela resenha.

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro, confesso que gostei bem mais de Se Eu Ficar, pois foi o motivo pelo qual me interessei por esse. Mas se vc não gostou dele, então nem tenta esse, ele é menos sofrido, mas tem bem mais mimimi... Beijo e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  8. Anônimo12/03/2014

    Já havia visto resenhas e me interessei mais por esse do que Se eu ficar.
    Allyson parece ter encontrado uma felicidade, ainda mais em um único dia.
    Não gostei muito de ela ter sido modificada e criada de modos que os pais queriam.
    Me encantei por Willem também, parece ser super fofo.
    Estou com bem mais expectativas com esse livro da Gayle.
    Vai ser trilogia? legal mas tomara que não fique cansativo.
    Achei a nossa capa nacional bem mais bonita que as outras.
    Beijos Luciana,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayna, que bom que se interessou, parece que são dois livros só e, acredite, acho que será bem mais legal que esse primeiro, como disse no final da resenha, esse segundo livro promete, pois ficou tudo em aberto. Concordo com a capa, é bem legal e bem "clean", diferente dos tantos livros de capa preta que temos visto, né? Obrigada pelo carinho de sempre, beijão.

      Excluir
  9. Ainda não li nada da autora então não sei o que esperar. Gostei da proposta do livro e acho que leria. Esse negocio de vida certinha, já tem tudo para dar alguma coisa errada. Só não gostei de ser trilogia, depois tem que ficar esperando lançar os outros heheh.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, e como a gente espera aqui no Brasil, né? kkkk Beijo e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  10. Antes de ler a resenha eu jurava que "Apenas um dia" era o terceiro livro da série de "Se eu ficar", sabe-se lá porque haha Enfim, nunca li nenhum livro da autora e tenho bastante curiosidade, já que ela tem gerado burburinho. Mas, pelo que entendi, esse é um daqueles livros que deixam você morrendo de vontade de ler o próximo, então acho que vou esperar todos serem lançados rsrs Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, boa... agora tô aqui roendo as unhas de ansiedade... Beijo, obrigada!

      Excluir
  11. Eu gostei muito de se eu ficar e para onde ela foi... E do modo como a autora fez o livro apesar de algumas partes monótonas... Por tanto não me surpreendi muito quando o mesmo ocorre nesse... Mas mesmo assim tenho vontade de lê-lo... Já tenho ele, mas ainda vou adiar um pouco a leitura rs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivian, atrase o quanto puder, senão ficará feito eu, louca pela continuação que ainda nem tem data... Beijo e obrigada pelo comentário!

      Excluir
    2. Poxa isso sim é chato rsrs

      Excluir
  12. Oi, tudo bom?
    Eu ainda não li nenhum livro da autora, mas ouvi muitos elogios, esse novo livro parece ser bom, gostei da premissa dele, estou louca para ler Se eu ficar, espero gostar muito dos livros dela.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Camila... que bom que se interessou, beijo e obrigada!

      Excluir
  13. Oie, Lu. o//

    Segunda resenha que leio desse livro e a primeira a menina falou super bem, não que tu tenha falado mal, mas e que nem tudo agrada da mesma forma a todos. Adoro livros que nos mostra que temos mais escolhas das que achamos que temos, com isso eu fiquei realmente bem interessada nessa leitura. Adoro finais e como tu disse esse final nos deixa louca pra ler o próximo. >.< Adorei Pra onde ela foi da Gayle e quero acompanhar seu trabalho.

    Paradise Books BR

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, fiquei muito feliz com seu comentário, alegrou meu dia!!! Espero que goste do livro, quando vc tiver com ele, vai entender algumas coisas que nos fazem amar e odiar, kkkk Beijo, obrigada pelo carinho e pelo comentário!

      Excluir
  14. Oi Lu tudo bem? só ando vendo resenhas positivas quanto a este livro, quero ler em breve mas antes pretendo ler Para onde ela Foi pois Se eu Ficar foi um pouco fraco para mim!
    Adorei sua resenha!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joi, como eu disse, esse livro sim é o contraditório dessa autora. Eu achei o Para Onde Ela Foi melhor que o primeiro, talvez vc concorde comigo... Beijo e obrigada!

      Excluir
  15. Oi Lú..
    Minha vontade de ler essa livro é média..rs
    Talvez porque eu ainda não li os outros da autora.
    Não gosto de personagens com sofrimentos muito dramáticos..e essa parece ser assim né.
    Mas acho que daria uma chance ao livro.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Leticia, é meio "dramaticão" sim, chega a ser irritante em alguns momentos, mas como disse a gente não larga, kkkkkk Beijo e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  16. Oi Lu,
    Não é uma leitura que eu faria de cara, mas deve ser muuuito bom já que você está esperando o próximo rsrs, agora é uma leitura que desejo fazer mais para frente.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, entendo perfeitamente ;) obrigada pelo comentário, beijo!

      Excluir
  17. Olá Lu!
    Gostei bastante da sua resenha: longa e bem detalhada ;)
    Estava na dúvida se lia ou não,mas agora acho que vou dar uma chance para ele sim e sei que ficarei ansiosa pela continuação!!!
    T+!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Que bom que te instiguei, hehehe... Beijo ;)

      Excluir
  18. Oii Lu !

    Essa já é a segunda resenha que leio desse livro, e olha, me encantei mais ainda. Já tinha me apaixonado pela escrita da autora em Se eu ficar, e logo que soube do lançamento de Apenas um dia já passei a desejar o livro..
    A Alysson é uma protagonista que já me encantou, conheço várias pessoas que vivem sempre "organizadas" e com tudo planejado então sei bem como isso é chato, imagino como vai ser quando ela descobrir as maravilhas de se soltar um pouco, rs!
    Não sabia que era uma série 'O' Bem, não vejo a hora de iniciar a leitura!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória, que bom que vc também é fã, vai curtir ainda mais a leitura! Beijo e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  19. Apesar das resenhas positivas, ainda não li nada da autora... por um motivo ou outro, as sinopses/resenhas não me chamam a atenção, e acabo desistindo. Não sei explicar, mas, falando assim, pode parecer birra e não é.
    Sei como é não gostar de um livro e, mesmo assim,não conseguir largá-lo hahahahahaha

    ResponderExcluir
  20. Vou confessar que tenho medo de ler alguma outra coisa da Gayle. Eu amei tanto "Se Eu Ficar" e "Para Onde Ela Foi", que tenho medo de me decepcionar com uma história nova. Sei bem o sentimento que vc teve, de não ter gostado tanto mas não conseguir largar, foi o que aconteceu no começo de Se Eu Ficar, eu acho que ela tem esse lance dramático que te deixa presa, ao mesmo tempo que te faz pensar que o livro não é lá essas coisas. AHAHAH sei lá, é um sentimento bem estanho. Acho que não vou ler esse mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi! Vi quando esse livro foi lançado, mas não me interessei de imediato por ele e agora estou indecisa. Não achei uma trama forte, mas que você não ver a hora passar enquanto está com ele nas mãos, parece ser rápido de ler. Confesso que não gostei muito dos outros livros da autora, achei muito melodramático, mas esse parece ser diferente.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Lu!

    Eu estou louco para ler esse livro, já que li "Se eu ficar" e "Para onde ela foi" e não consegui decidir se gosto ou não da escrita da Gayle Forman! Espero que esse livro me agrade, vai ser a sentença final! Adorei a resenha ;)

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir