Enquanto Bela Dormia - Elizabeth Blackwell

Skoob
Livro: Enquanto Bela Dormia (While Beauty Slept)
Autor (a): Elizabeth Blackwell
Número de Páginas: 368
Editora: Arqueiro.
Compre aqui.

Sinopse: Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história.
Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens – um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja – tornam-se atemporais. 
Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original. 
Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor – a magia mais poderosa do mundo –, qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz.

RESENHA por Luciana Corrêa da Silva.

Oi pessoal, com estão? 

A resenha que trago hoje é de Enquanto Bela Dormia, um livro que já chama a atenção logo de cara, pela belíssima capa. Essa obra é uma publicação da Editora Arqueiro e é de autoria de Elizabeth Blackwell, uma americana que ama escrever. 

O livro é uma "recontagem" da clássica história da bela adormecida. Mas não espere viver um conto de fadas, pois esta nova história difere da já tão conhecida. Em Enquanto Bela Dormia, temos uma história bem realista, guiada pelas habilidosas mãos da escritora, que é peculiar tanto no modo de contar como também na descrição de como tudo aconteceu.

Quem narra tudo é Elise, uma senhora que conta o que viu e viveu. Ela era só uma menina pobre do campo quando a varíola chegou e levou toda a sua família. Desde pequena, ela sabia que algo diferente lhe era reservado, pois ao contrário dos outros, a mãe a ensinou a ler e escrever e também, conforme o tempo passava, como ela deveria se portar conforme as regras de etiqueta da corte. Mesmo com uma vida muito simplória ela tinha modos de alguém que poderia e teria mais e sabia, mais do que tudo, a calar-se quando necessário.

...Toda grande lenda, no fundo, é uma história de perda da inocência, e talvez fosse o papel que eu estava destinada a desempenhar. Eu realmente ignorava as escolhas que haveria pela frente, escolhas que me elevariam a alturas nunca imaginadas, e outras que até hoje enchem meu coração de angústia.

Então um dia, Elise percebe que está doente e, sem ter noção do que acontece, compreende que estão todos muito doentes. Seu bruto pai não é mais visto e quando ela melhora e não ouve mais os gemidos e os sussurros, vê que todos se foram e só sobrou seu pai, que se isolou da família para se salvar. Elise não tem mais saída e nem futuro, vai para o castelo procurar a ajuda de uma antiga amiga de sua mãe, a camareira chefe, que lhe arruma um emprego no castelo. A moça passa a viver na corte e, desde os primeiros tempos, chama a atenção da rainha, que, com o passar do tempo, passa a confiar em seus serviços e em sua discrição.

A partir daí somos levados pela exposição dos acontecimentos do reino e do amor entre o rei e a rainha, que segue abalado pela falta de um herdeiro. Se as coisas continuarem assim, o poder de seu soberano está seriamente abalado.

Tudo muda quando o rei anuncia a gravidez da rainha, que desperta o ódio daqueles que tinham como certa a subida ao trono e ao poder. A felicidade do casal, com o nascimento da filha Rosa, é violentamente abalada com a praga rogada pela velha tia do rei. Enquanto eles viverem, a paz está perturbada pelas promessas de que Rosa não viverá.

O tempo passa, Elise também amadurece e abre mão de muito em prol do bem-estar da rainha e da filha, a quem ela ama acima de qualquer vontade. Juntas, ela e Rosa crescem para ver o reino viver seus piores tempos em meio à guerras que destroem a segurança e mantém todos separados.

O reino não prospera mais e uma terrível praga assolará o povo e o castelo, dando-nos uma dimensão real do mal, da traição e do egoísmo em busca de poder.

Este livro é muito mais que um belo conto de fadas. Sim, o conto é uma base, mas os momentos de apreensão são tão verdadeiros que não nos permitem assegurar um final feliz; pelo contrário, nos faz roer as unhas até a última página. A autora sabe influenciar e sabe muito bem usar os momentos tristes a favor de uma narrativa dinâmica e muito inteligente.

Gostei muito do livro. Embora não seja perfeito, me permitiu momentos de grande proveito e indico para quem gosta de romances carregados de surpreendente veracidade, densidade factual e satisfação, apesar dos pesares.

Eu viria a aprender que todo desejo concedido tem um preço, um preço que não temos como prever até ser tarde demais.

Boa leitura e até a próxima.

Outras capas:

  

 Postagem válida para o Top Comentarista fevereiro.



26 comentários

  1. Oi Lu. Eu amei a capa e me interessei pela sinopse desse livro logo de cara, mas depois de sua resenha vi que esse livro tem pouco romance e como você disse é carregado de veracidade, densidade factual e satisfação e agora nem sei kkkk vou pensar um pouco mais antes de decidir se leio ou não. Resenha ótima , consegui ter uma visão melhor do livro, obrigada ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili, fico muito feliz em ter te ajudado a saber mais sobre o livro... Missão cumprida! hehehe Beijo e obrigada por ter lido ;)

      Excluir
  2. Adoro essas adaptações de contos de fadas, por esse motivo me interessei por Enquanto Bela Dormia, lendo um pouco mais sobre a história na sua resenha, acredito que irei gostar muito do livro, pretendo lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariele, se vc gosta dessas "versões" diferentes sobre os grandes clássicos já tão batidos, vc tem que ler esse livro sim. Espero que leia e goste tanto quanto eu gostei. Beijo e obrigada por ter lido a resenha ;)

      Excluir
  3. Oi Kati!
    Essas releituras são super fofas, né? Dia desses eu li Princesa Adormecida, da Paula Pimenta, olha que coincidência, rs. Acho que esse é um daqueles livros que a história é tão profunda q gente até esquece tratar-se de uma releitura de conto de fadas. A história me pareceu muito intensa, com a doença de Elise, o ódio dos que acharam que se tornariam poderosos e as ameaças à Rosa. Haja coração rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Crika, esse livro é mesmo muito diferente das versões já apresentadas e ele é mesmo intenso, cheio de apreensão e nenhuma pena do leitor, kkk. Espero que goste tanto quanto eu. Beijo e obrigada por ter lido ;)

      Excluir
  4. Estou doida pra ler esse livro, curto muito uma releitura de clássicos, parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena, acredito que vc goste tanto quanto eu gostei. Esse livro se tornou inesquecível para mim. Beijo e obrigada por ter lido ;)

      Excluir
  5. Lu!
    Adoro as releituras dos contos de fadas porque os autores mostram uma realidade totalmente diferente da original e aqui não é diferente...
    A inveja toma conta e prejudica todo o reino que era perfeito..
    A capa é belíssima.
    “Na juventude deve-se acumular o saber. Na velhice fazer uso dele.” (Jean-Jacques Rousseau)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Top Comentarista fevereiro, 4 livros e 3 ganhadores, participe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy, eu mais ou menos já conheço o teu gosto e sei que vc vai adorar esse livro. Ele tem uma carga histórica que é um presente pra leitoras como a gente, que adora um romance de época... Beijo e obrigada por ter lido a resenha ;)

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu, esse livro parece ser incrivel eu amo o conto da Bela adormecida então com certeza vou mar esse livro e como sempre sua resenha está incrivel bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, então acertei... Será uma leitura maravilhosa pra vc. Beijo e obrigada por ter lido ;)

      Excluir
  8. Oii,apesar dessa capa e sinopse não me agradarem,pois livros de fantasia não fazem meu estilo,eu me interessei pelo fato que você citou que o livro fica na incerteza até o final,ou seja,não é nada previsível,faz você ficar na expectativa,e eu gosto muito de livros assim pois sucita muitas emoções na gente né?!

    E ah,apesar de não gostar de capas assim,eu achei a capa brasileira bem mais chamativa e interessante que as estrangeiras...ela é mais detalhista :)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniele, sim, o livro é muito imprevisível e na verdade nos deixa estarrecidos com o destino dos personagens... E concordo que a capa brasileira é muito show mesmo. Beijo e obrigada por ter lido ;)

      Excluir
  9. Eu realmente fico feliz que tenha gostado do livro sabe, mas eu tenho que dizer que embora você tenha tido uma ótima experiencia com esse livro eu não senti a minima atração pela história, talvez porque recontagem de livros não são exatamente o meu forte ^^ Mas que concordar com você que a capa foi muito bem trabalhada, a editora está de parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rissia, desde o começo do livro, nas primeiras páginas, eu me propus a deixar de lado o que eu já sabia e o que eu já tinha lido sobre a Bela Adormecida. Eu pensei que se eu visse tudo sob a ótica da Elise (que é quem conta...) eu aproveitaria mais e assim se fez. Eu gostei muito porque quanto mais eu lia, mais a história se distanciava do que eu já sabia. Realmente gostei muito e agradeço seu carinho e sua sinceridade, comentário como esse seu são os mais valiosos. Beijo e obrigada ;D

      Excluir
  10. A capa desse livro é realmente linda, e confesso que é o que mais me atrai no livro. Não sou muito fã da história da Bela Adormecida, mas gostei de saber que o conto é só uma base.
    Não sabia que esse livro era tão bom assim, e fiquei com vontade de conhecer melhor ele :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela, foi uma boa surpresa a leitura desse livro, bem diferente do que eu esperava... Espero que leia também e goste tanto quanto eu gostei. Beijo e obrigada pelo comentário ;)

      Excluir
  11. Oi!
    Depois dessa resenha fiquei curiosa sobre a escrita da Elizabeth Blackwell, gosto muito de releituras de contos e fadas e achei esse livro bem interessante por nos mostrar uma historia possível e ainda mais contando a historia de algum que estava lá o que achei bem legal e diferente e a capa ficou mesmo muito bonita !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, o livro é isso tudo que vc falou mesmo e muito mais, ele não nos poupa das dores necessárias para uma bela história. Espero que goste tanto quanto eu. Beijo e obrigada!

      Excluir
  12. Li poucos livros que são releituras de clássicos, mas fiquei curiosa para ler esse livro, para conhecer de um ponto de vista diferente a historia.
    Ps: a nossa capa é BEM melhor do que as outras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica, nossa capa é mesmo a melhor e também é esta a melhor releitura que já fiz da história da Bela Adormecida. Beijo e obrigada pelo comentário ;)

      Excluir
  13. Acho que essa é a terceira ou quarta resenha desse livro que leio só nessa semana, mas vamos lá, força na peruca. Vou comentar uma coisa aqui: é muito difícil eu gostar de releituras, viu. O autor tem que ser no mínimo genial em sua nova história para conseguir me prender (acho que esse foi um dos motivos de eu não ter gostado tanto de O Lado Mais Sombrio). Mas, a autora conseguiu me envolver desde a sinopse com Enquanto Bela Dormia. Adorei!

    ResponderExcluir
  14. Estou com esse livro para ler aqui em casa, mas devido uns probleminhas de visão não consegui ler esse mês, mas será o primeiro de março. Li sua opinião e fiquei bem empolgada. Assim que concluir a leitura e escrever minha resenha volto para conferir suas observações sobre o enredo, ok!!!??? Beijos linda e parabéns pela leitura!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Adoro seu carinho, beijo ;)

      Excluir