O Amor nos Tempos do Ouro - Marina Carvalho

Livro: O Amor nos Tempos do Ouro 
Autor (a): Marina Carvalho 
Número de Páginas: 328
Editora: Globo Alt
Compre aqui.

Sinopse: "Sabes que nunca me apaixonei, maman, mas se porventura o tivesse feito, seria por alguém como ele?"
Cécile Lavigne perdeu todos os que amava e agora está sozinha no mundo. Ela, uma franco-portuguesa que ainda não completou vinte anos, está sendo trazida ao Brasil pelo único parente que lhe restou, o ambicioso tio Euzébio, para casar-se com o mais poderoso dono de terras de Minas Gerais, homem por quem Cécile sente profundo desprezo. Após desembarcar no Rio de Janeiro, Cécile ainda precisará fazer mais uma difícil viagem. O trajeto até Minas Gerais lhe reserva provações e surpresas que ela jamais imaginaria. O explorador Fernão, contratado por seu futuro marido para guiá-la na jornada, despertará nela sentimentos contraditórios de repulsa e de desejo. Antes de enfim consolidar o temido casamento, Cécile descobrirá todos os encantos e perigos que existem nessa nova terra, assim como os que habitam o coração de todos nós. Com o passar dos dias, crescerá dentro dela a coragem para confrontar todas as imposições da sociedade e também o seu próprio destino.

RESENHA por Luciana Corrêa da Silva.

Oi pessoal, tudo bem?

Estou com saudades e para celebrar meu retorno trago uma resenha super especial. O livro é O Amor nos Tempos do Ouro, de Marina Carvalho e publicação da Editora Globo Alt. Marina é mineira, professora e sente que a presença da literatura em sua vida foi essencial para que se tornasse escritora e assim pudesse colocar suas vivências no papel. Esse é o seu sexto livro publicado desde 2013.

Inicio dizendo que o livro é simplesmente incrível. Marina nos transporta para o Brasil Colônia de 1734. Lá no Rio de Janeiro conhecemos melhor Cécile, uma franco-portuguesa, criada na França, que chega ao Brasil para se casar com um homem que seu tio escolheu. As coisas chegaram a esse ponto porque Cécile perdeu toda a sua família e por isso seus bens estão sob a tutela de um tio (irmão de sua mãe), que “negociou” o seu enlace com um homem desprezível, com o qual ele dividirá os bens da moça. Cécile é uma francesinha determinada, uma moça criada com liberdade de pensamento mas preparada para ser uma dama. Acontece que a moça não consegue entender, e muito menos aceitar, as atrocidades que os poderosos impõem aos negros e às mulheres.

Assim que desembarca em terras brasileiras, Cécile percebe que sua vida não lhe pertence mais, a partir de agora dá adeus a tudo o que acredita e gosta, para viver os desmandos do tio e em breve os do marido cruel. Cécile será levada até o noivo por um homem contratado pelo marido. Ele é Fernão, um conhecido desbravador, que circula pelo interior do país garimpando ouro e recrutando índios e negros. Ele é um homem poderoso, rico, mas também cheio de virtudes. É esse senso de retidão que faz com que ele não ceda ao apelo de Cécile, que não a entregue ao marido Euclides, que ela só descobre ser alguém ainda pior, a cada novo fato.

Fernão entrega a moça, mas não consegue ficar imune ao modo como ela é tratada. Ela sofre violências, humilhações e isso o deixa transtornado. Assim que Fernão decide ajudar a moça a se libertar, os dois passam a viver a maior aventura de suas vidas. Terão que fugir pelo sertão e serão ajudados pelos novos amigos que tanto prezam, os negros e os índios, mas nada será fácil ao embarcarmos juntos nessa jornada onde os perigos são inúmeros, até a liberdade tão querida por todos.

Será que enlouqueci de vez? Acaso ainda vivesse em Marseille, eu dedicaria um segundo sequer dos meus pensamentos a um homem como Fernão? Sabes que nunca me apaixonei, maman, mas se porventura o tivesse feito, seria por alguém como ele? Imponente, forte, destemido, dono do próprio destino… E belo. Absurdamente belo, com aqueles olhos ora azuis glaciais, ora cinzentos, os cabelos negros como as penas de um corvo, e o porte atlético de alguém habituado a trabalhar a musculatura na lida do dia a dia.

O livro é completo. Uma obra fascinante que, para quem adora essa parte da história, é um verdadeiro presente. Não escondo de ninguém minha paixão pela História do Brasil (tive até minha fase de ler tudo sobre o Descobrimento…) e isso só fez com que a leitura fosse ainda mais prazerosa.

A edição é belíssima, um capricho da autora e da editora. Falando na autora, além de nos encantar com sua bela história, nos presenteia com uma nota digna de grande emoção. Os personagens me pareceram tão reais que me senti transportada para o meio deles, as aventuras que viveram, as apreensões que sofreram, o amor que aflorou. Também elogio a elaboração dos personagens secundários, que são intensos e brilhantes, compondo com ainda maior perfeição uma obra maravilhosa.

Cécile é uma personagem forte, perseverante e dona de uma alma generosa e encantadora; Fernão é aquele personagem masculino que a gente quer pra gente. Um homem forte, determinado, manipulador, mas, ao mesmo tempo, carinhoso, digno e muito amoroso. Sofri e me desesperei por esses dois, que jamais serão esquecidos no rol dos meus personagens preferidos.

Parabenizo a editora e em especial a autora, que com vivacidade e esplendor nos trouxe um lindo romance de época com o brilho do ineditismo com o qual aborda a nossa História, tão pouco conhecida. Seu trabalho de pesquisa é realmente digno de muitos elogios. Marina entra definitivamente para a lista das minhas autoras nacionais prediletas.

Indico essa leitura, com alegria e entusiasmo, para quem adora romances de época únicos e peculiares.

Boa leitura, até a próxima.

Postagem válida para o Top Comentarista maio.


25 comentários

  1. Oi Lu,

    Depois dessa resenha tô ansiosa pela leitura, eu tenho gostado cada vez mais de romances de época e até o momentos todos os livros que li da Marina foram muito bons e não me decepcionaram. Espero sair tão encantada quanto você dessa história que ainda vai me enriquecer com um pouquinho da história do nosso país.

    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili, acredito que esse seja o melhor livro da Marina, ele é um romance de época completo e maravilhoso. Tenho certeza que você vai gostar tanto quanto eu. Beijo e obrigada pelo comentário, adorei.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Esse é um livro que com certeza entrou na minha lista de leitura, assim que vi no lançamento a capa logo me chamou atenção e sendo um livro da Marina já fiquei bem curiosa para poder ler, gostei muito da historia por mostrar a História do Brasil que é um tema que gosto muito e pelos personagens que parecem cativar o leitor, fiquei curiosa sobre essa jornada da Cécile e do Fernão e quero muito ler logo esse livro !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, se você é uma leitora com os gostos parecidos com os meus, sobre a nossa história e tudo mais, você vai se apaixonar por esse livro. Depois me conta o que achou, ok? Beijão e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  5. Gosto de histórias em que as mulheres são verdadeiras protagonistas, ou seja, aquelas que lutam pelo que querem e dão mais do que a sociedade impõe. Já vi que essa história nos leva ao passado de uma maneira graciosa e nos conta a vida dessa pela personagem. Nunca li, mas pretendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, espero que o livro te encante como fez comigo. Espero que depois me conte o que achou dessa linda história com uma protagonista maravilhosa. Beijo e obrigada pelo comentário, adorei. ;)

      Excluir
  6. Resenha contagiante, hein Dona Lu!! rsrs
    Gostei! Acho que vai ser muito interessante conhecer mais da história do Brasil junto à vida conturbada da mocinha e ao romance. Tb gostei muito das características dos personagens, com certeza parece um bom livro e vou ler. Já tinha gostado da sinopse né, agora então.. rsrs ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own Crika, muito obrigada, fico tão feliz quando consigo fazer a minha empolgação chegar até vocês. Adoro apoiar nossas escritoras brasileiras maravilhosas. Esse livro não podemos deixar passar. Beijo e depois me conte o que achou da leitura. Obrigada pelo comentário ;)

      Excluir
  7. Olá!

    Que bacana esse livro! Cheio de romance e história.
    Dá pra ter bastante noção de como as mulheres sofriam tempos atrás.
    Então, além do romance, dá pra conhecer um pouquinho da história do Brasil, amei isso!
    Ah! a capa está belíssima <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thuanne, esse livro é uma joia. Espero que goste e que depois me conte o que achou, ok? Beijão e obrigada pelo comentário ;)

      Excluir
  8. Tenho ouvido, e lido maravilhas sobre esse livro, amei como a trama retrata de verdade e de maneira verídica o que acontecia realmente naquela época, e que personagem mais bem construída, que apesar de ter pensamentos fortes, ainda não deixa de ter atitudes de uma moça. Tenho certeza que essa trama deve ser super envolvente, e deve prender o leitor do começo ao fim, eu mesma após ler sua resenha já fiquei super curiosa, espero poder adquirir esse livro o quanto antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lana, fico muito feliz que tenha gostado da resenha. Eu me empolguei muito com essa história e quero que todo mundo leia e sinta-se maravilhado como eu fiquei. Beijo e muito obrigada pelo comentário ;)

      Excluir
  9. Amei a resenha e até me permitir me emocionar com suas palavras (ando muito derretida ultimamente). <3
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina, não fazes ideia da minha alegria com o seu comentário e a sua emoção. Eu fiquei maravilhada com o seu livro e o modo como suas palavras nos trazem emoção. Que bom que consegui passar isso na minha análise e que bom, meu Deus, que tenho isso numa escritora brasileira. Preciso agradecer a Deus por você, hehehe... Nunca pare de nos presentear com tão boas histórias. Beijo e muito obrigada pela visita <333

      Excluir
  10. Luciana também estava com saudades de suas lindas resenhas. Amei suas impressões desse lançamento da querida Marina Carvalho, adoro os livros dela e com certeza esse já faz parte da minha lista de desejo. Também sou uma curiosa sobre a história do Brasil e amo romances de época. Enfim quero!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, que querida você... Fico tão feliz quando consigo colocar em palavras o que senti ao ler um livro bom, daqueles que a gente quer que todos leiam... Tenho certeza de que você vai gostar tanto quanto eu. Beijão e muito obrigada :D

      Excluir
  11. Luciana,fico muito feliz que tenha voltado e com uma resenha maravilhosa.Quero muito ler esse livro da Marina e conhecer de perto Cécile e Fernão e toda aventura e obstáculos que terão que enfrentar juntos.Amo livros que tem em seu contexto história e ser transportada até 1734,no Brasil Colônia é surreal.Muito legal ela questionar a sociedade da época que discriminava os negros e as mulheres.Concordo,pela sua resenha já pude sentir que é um livro completo e uma leitura fascinante.Que bom que sentiu os personagens serem tão reais.Personagens secundários intensos e brilhantes,amei saber disso também.Ansiosa para conferir essa obra linda e peculiar,beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aciclea, fico feliz que tenha despertado a sua vontade de ler essa linda história,esse livro é um verdadeiro presente para os leitores e para quem gosta de história. Um romance de época maravilhoso. A autora fez maravilhas. Beijo e obrigada pelo comentário ;D

      Excluir
  12. Oi.
    Eu amei a resenha, a estória tem uma premissa muito interessante, confesso que não sou muito fã de acontecimentos históricos, mas fiquei muito curiosa para conferir essa estória.
    Os personagens me parecem ser muito fortes e determinados. A capa é muito linda e me conquistou de primeira.
    Boa Tarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marlene, a história do Brasil é o pano de fundo do enredo sobre esse lindo casal. Acredito que esses personagens se encaixariam em qualquer tempo e/ou espaço. A história é bela e única. Espero que leia e goste tanto quanto eu. Beijo :D

      Excluir
  13. Oi Luciana!
    Já tinha lido algumas resenhas do livro, mais ainda não tive vontade de lê-lo apesar de ter ele, acho que autora focou mesmo no lado histórico do brasil e como eu pude perceber pelos quotes e em outras resenhas a leitura não é tão fluida pq a autora fez questão de deixar o dialogo bem da época mesmo, deixando a leitura pelo menos pra mim menos fluida, mais é inegável o trabalho e o cuidado como você mesma disse da autora com o livro assim como a editora que ele ficou bem caprichado.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivian, acho que é mesmo uma questão de gosto. O fato de gostar muito de história fez com que esse livro ganhasse um lugar especial no meu coração. Beijo e obrigada pelo comentário :D

      Excluir
  14. Aiiiii que lindoooo Lu,com certeza o livro já está nos meus desejados no Skoob...desde que o vi rodando por lá já o adicionei pois amo livros que se passam nessa época também! Mas acredita que nunca li nenhum romance histórico nacional?! Tô com Lucy Vargas,Babi a. Sette e agora essa autora na lista de românticos históricos nacionais que NECESSITO conhecer!!! <3

    Olha,essa resenha venho com uma coincidência de certa forma, pois agora estou lendo um livro que se passa nessa época de escravidão também,e apesar de nÃo se passar no Brasil,obviamente cita o Brasil,e estou amandooooooooo,tanto pelo contexto histórico como pelo romance intensooo demais...ai não resisti,tive que compartilhar sobre esse livro,infelizmente nÃo foi publicado no Brasil,mas em Portugual sim,é O Quarto Arcano: Anjo Negro, da autora Florencia Bonelli..... Enfim,lendo essa resenha na hora me lembrou desse livro maravilhoso que estou lendo,então por isso tenho quase certeza que vou amar o livro da Marina,pois tanto aqui,como no Skoob só vejo elogios =)

    Ótima resenha flor,Bjão :*

    ResponderExcluir