Órfão X - Gregg Hurwitz

Livro: Órfão X (Orphan X)
Evan Smoak #1
Autor (a): Gregg Hurwitz
Número de Páginas: 336
Editora: Planeta
Compre aqui.

Sinopse: Quando garoto, Evan Smoak foi recrutado no orfanato onde vivia para fazer parte de um programa americano ultrassecreto. Rebatizado de Órfão X, ele foi treinado para ser um exímio assassino e enviado aos piores lugares do mundo para missões que ninguém mais conseguia executar. Depois de longos anos de atividade, Evan deixa o programa e usa as habilidades de agente secreto para “desaparecer” e viver para um único propósito, agora sob o codinome de “Homem de lugar nenhum”: salvar e proteger pessoas pobres e indefesas como ele havia sido. No entanto, seu passado de matador sangrento passará a assombrá-lo e também a seus protegidos. Alguém tão bem treinado quanto ele – talvez um ex-colega de programa?– está na sua cola, para tentar eliminá-lo.

RESENHA por Katielle Borba.

Oi, galera!

A resenha de hoje é do livro Órfão X de Gregg Hurwitz e publicação da Editora Planeta.

Nos últimos meses tenho lido muitos livros de suspense/thriller, cheios de ação e que mexem com o psicológico. Não me arrependo de nenhuma das minhas leituras, pelo contrário, estou amando voltar a ler esse gênero que gosto tanto. Órfão X me ganhou pela premissa; fiquei louca na sinopse e eu sabia que seria mais um livro maravilhoso que eu leria.

O livro já me conquistou na terceira página onde o autor diz: A todos os meninos e meninas maus, os que quebram regras e os vigilantes... Depois desta frase são listados diversos nomes dos meus “mocinhos” favoritos, aqueles dos filmes de ação (Jason Bourn, Mad Max, John Rambo e etc.), aqueles que têm uma missão, mas que acima de tudo salvar um inocente é prioridade. Assim é Evan Smoak o nosso “mocinho” de Órfão X.

Você precisa da minha ajuda? Tudo começa com essa frase. É assim que Evan ajuda quem precisa, quem está necessitado. A partir de uma ligação ele pode mudar a vida de alguém que está em apuros e é através de uma ligação que a vida dele também não será mais a mesma.

Evan é “produto” de um programa americano chamado Órfão. Nesse programa garotos são recrutados e treinados durante anos para depois servir ao país e Evan tornou-se o Órfão X. O programa é ultrassecreto, então, se por algum motivo um dos órfãos for pego ele estará por sua conta, ninguém virá em seu auxílio. Evan fez parte do programa durante anos, mas agora não mais; ele usa seus conhecimentos para ajudar quem tem problemas e isso basta para deixá-lo satisfeito; ele é conhecido informalmente como Homem de Lugar Nenhum, ele é um mito, muitos não acreditam que ele exista até estarem frente e a frente. Depois de um trabalho que Evan achava ser bem sucedido, tudo sai dos eixos, ele se vê sendo perseguido por pessoas ruins e que querem vê-lo morto. Evan acha que é vingança, mas por trás de suas suspeitas existem histórias que nem mesmo ele é capaz de acreditar.

Que livro incrível! Orfão X é eletrizante do início ao fim. Este é daqueles livros que a gente tem que dar uma pausa durante os capítulos, pois a emoção é demais. O autor nos conduz por caminhos tortuosos, nos faz acreditar em pistas que não são as corretas, nos deixa desconfiados dos personagens, nos leva a amar algumas pessoas e a torcer muito pelo protagonista. Órfão X é digno de filme e eu espero que isso aconteça em breve. 

A narrativa é ágil, cheia de suspense e alterna entre os personagens. Ficamos ambientados e cheios de informações, mas isso só nos leva a acreditar em algo que está errado. Somos iguais ao Evan, tentando descobrir quem é o vilão de tudo, e querendo saber o que irá acontecer no próximo dia ou pensando o que espera por ele na próxima ligação.

Apesar de Evan Smoak ser treinado para realizar missões e matar é difícil não ficar encantada por ele. Ele é solitário, mora em um apartamento frio, gosta de tudo perfeitamente limpo, de ambiente silencioso e é ótimo naquilo que faz, tanto que ele é considerado o melhor órfão do programa. Torcemos para que ele tenha algum envolvimento emocional com alguém, mas isso é complicado, pois sabemos que qualquer pessoa que faça como que ele tenha o mínimo de afeição, estará correndo perigo.

Durante a leitura fiquei com o coração na mão e quando achei que tudo estava em paz e resolvido, o autor me apresenta um epílogo de deixar os cabelos em pé e me fez repensar em tudo o que eu já havia lido.

Órfão X é digno de cinema, Evan é um herói e eu gostaria de vê-lo em um filme. O livro é maravilhoso, só que preciso da continuação para ontem. Isso não irá acontecer, pois o próximo livro só será lançado em 2017.

Se você ainda está em dúvida se deve ler, eu digo que leia. O livro tem um final, só fiquei ansiosa com o epílogo porque eu sou assim, fico desesperada pelas continuações.

Enfim, amei! Um thriller de tirar o fôlego e se você gosta deste gênero de livro, Órfão X deve estar na em primeiro lugar na sua lista de leitura.

Homens. Que prazer tinham com as ordens que davam.

Leitura recomendada.

Evan Smoak.
01. Órfão X;
02. The Nowhere Man.

Outras capas:

   

 Postagem válida para o Top Comentarista agosto.


34 comentários

  1. Oi Kati. Então, esse livro não é bem típico das minhas leituras. Mas eu decidi seguir a leitura da sua resenha, que por sinal foi ótima e esclarecedora.
    Percebi que é um livro cheio de suspense e ação. Fiquei aqui me perguntando se tem algum romance, mas não consegui captar nada.
    Querendo ou não, a gente ja se apega por ele.
    Eu gostei bastante da ultima capa que você colocou, pra mim é a mais bonita !
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruna!
      Não posso afirmar que tem romance, pois o livro não é focado nisso. Por um momento achei que o Evan fosse se entregar a um desejo mais profundo, mas isso não aconteceu.
      Também gostei da última capa, parece poster de filme.
      Espero que você leia e goste.
      Beijo.

      Excluir
  2. Olá.
    O livro já me ganhou na sinopse e ler sua resenha só reafirmou o que logo constatei: Preciso desse livro urgentemente!
    O enredo me lembrou um filme de ação (cujo nome eu não lembro, kkk) o que me deixou bem curiosa quanto a trama.
    Adorei a capa também e estou louca pra ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cássia!
      Espero que você goste da leitura tanto quando eu gostei.
      Beijo.

      Excluir
  3. Oi Kati, a resenha está ótima o problema é que esse não é meu estilo de leitura então não me interessei pelo livro. A sinopse e a capa chamam bastante a atenção, e a nota que você deu ao livro até me deixou curiosa. Mas esse livro eu passo, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Izabella!
      Que pena, espero que algum dia você mude de ideia.
      Beijo.

      Excluir
  4. Oi Katielle.
    Quero muito ler Órfão X desde o seu lançamento.
    Gosto muito desse gênero literário e o livro parece ser recheado de ação e mistérios.
    Evan parece ser um ótimo personagem, um herói, mesmo tendo que matar pessoas. Fiquei super curiosa para saber quem é o vilão e quem são as pessoas que Evan ajuda.
    Não gostei muito da capa que a editora escolheu. A última capa que você postou é mais bonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pamela!
      O livro é ótimo e espero que leia. Se você gosta de mistério e suspense com certeza irá adorar.
      Beijo.

      Excluir
  5. Gostei dele quando vi o lançamento e já achei essa sinopse muito boa de cara. Mas o livro está parecendo bem mais do que imaginei. Daria um filme bom se for assim mesmo. Parece ser uma história cheia de adrenalina, dessas que você devora capítulos e quer mais. Não sabia que tinha continuação e já estou torcendo pra que lancem aqui logo xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristiane!
      O livro é ótimo espero que você leia e goste.
      Beijo.

      Excluir
  6. Adorei a capa do livro, tem um ar de suspense e deixa uma expectativa alta. Gostei do fato de descobrir os mistérios e segredos junto com o personagem, a narrativa dos livros de suspense ficam mais fascinantes assim, a empatia com o personagem se torna maior. Um fato que chamou minha atenção para a leitura é o programa ultrassecreto do governo, sempre viajo em historias assim e crio mil teorias "se fosse verdade?". Não conhecia o livro e adorei dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciane!
      Que bom que você gostou. Espero que tenha a oportunidade de ler.
      Beijo.

      Excluir
  7. Oi Katielle!
    Engraçado que pela capa não dava nada por esse livro, rsrs. Mas lendo sua resenha fiquei bastante intrigada. Amo thrillers... Esse é um tipo de leitura que realmente me agrada e me prende. Estou completamente fascinada com essa trama. Adoro leituras eletrizantes, capaz de te roubar o fôlego do início ao fim. Já adicionei aos desejados. Depois dessa resenha não podia ser diferente, rsrs.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vania!
      Pois é, eu gostei da capa quando vi pela primeira vez, fiquei interessada. O livro é ótimo e acho que você irá gostar.
      Beijo.

      Excluir
  8. Adoro livros eletrizantes como esse, pelo fato de deixar o leitor ligado na leitura, e não queira largar o livro, enquanto não acaba a história. A trama me pareceu ser muito bem construída, e o fato da história se intercalar na narrativa, fez com que pudesse entender de maneira mais dinâmica o desenrolar da história, gostei bastante da premissa desse livro, e por isso já vou inclui-lo na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lana!
      Que bom que você gostou. Espero que goste da leitura tanto quanto eu gostei.
      Beijo.

      Excluir
  9. Então eu não sou uma ávida leitora de livros desse gênero, mas acho que fugir um pouco da minha zona de conforto é bom e eu posso acabar surpreendida com a leitura.
    O Órfão X parece um roteiro de filme mesmo, e se assim fosse eu já estaria na fila do cine, a história parece promissora, só me preocupa o fato de não ter romance, ou tem e eu entendi errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lili!
      Eu gosto bastante desse tipo de leitura, pena que temos coisas demais para ler kkkkkkkkk às vezes me sinto desesperada.
      Quanto ao romance, não posso afirmar que tem. Acontece algumas coisas que nos levam a crer nisso, mas é como eu disse: ele é assassino, a pessoa que ficar com estará sempre em perigo.
      Beijo.

      Excluir
  10. adoro livros desse gênero, sua resenha ficou ótima, me desperto ainda mais a vontade de lero livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Josiane!
      Que bom que gostou. Espero que leia o livro e goste.
      Beijo.

      Excluir
  11. Oi.
    Eu amei a resenha, confesso que adoro um bom livro de suspense e esse já me conquistou sem eu nem ler, a frase que te cativou é maravilhosa, acho que fala bastante do livro, enfim adorei.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marlene!
      Que bom que gostou. Espero que leia e goste tanto quanto eu gostei.
      Beijo.

      Excluir
  12. Oi Kati!!!
    Esse gênero não faz muito o meu tipo, mas pareceu bem intenso. Na verdade, enqto eu lia me sentia dentro de um seriado ou filme, com altas emoções hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Crika!
      Sei bem como é kkkkkkkkkkkkkkk.
      Beijo.

      Excluir
  13. Esse estilo de livro não é muito o meu, mas pode ser qUE um dia eu dê uma chance.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Theresa!
      Espero que você leia e goste.
      Beijo.

      Excluir
  14. Gosto bastante de thrillers e não conhecia esse livro, vai para a minha lista, realmente, é digno de um filme! haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thuanne!
      Espero que você leia e goste.
      Beijo.

      Excluir
  15. é faz tempo que eu procuro livros desse tipo, policiais, eu gosto dos da agatha christie mas achar livros modernos nesse estilo, tava dificil então cheguei nesse livro ainda não li mas espero gostar igual vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!
      Que bom que gostou. O livro é ótimo e acho que você irá adorar a leitura.
      Beijo.

      Excluir
  16. Oi, Katielle!
    Curto bastante livros de suspense/thriller mas confesso que faz um tempão que não leio algo do gênero, mas já estou anotando essa dica pois fiquei bastante interessada em Órfão X, amo "mocinhos" igual ao Evan que têm uma missão, mas que acima de tudo salvar um inocente é sua prioridade, são os meus mocinhos preferidos...
    Valeu pela dica!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Any!
      Eu também estava nessa situação. É tanto livro para ler que deixamos de lado aqueles que adoramos.
      Espero que você goste da leitura.
      Beijo.

      Excluir
  17. Ok, definitivamente preciso ler esse livro ^^ Esse gênero literário não esta muito presente em minhas leituras mas quando você lê uma resenha assim e percebe que o livro tem muito a oferecer ao leitor, eu tenho que admitir que vou abrir uma exceção para essa obra. Quem sabe depois da leitura eu acabe convencendo meu pai a ler esse livro também ^^

    ResponderExcluir
  18. Esse livro daria uma boa série de Tv, gostei da resenha e embora não seja o meu gênero de livro fiquei ávida para a resenha. Achei o tema bem interessante, enredo cheio de ação.

    ResponderExcluir