[RESENHA] Correndo Descalça de Amy Harmon.

Livro: Correndo Descalça
(Running Barefoot)
Autor (a): Amy Harmon 
Número de Páginas: 349
Editora: Verus
Compre aqui.

Sinopse: Um romance emocionante sobre amizade, amor e família, da autora de Beleza Perdida.
Quando Josie Jensen, uma desajeitada menina prodígio da música, conhece Samuel Yates, um garoto confuso e revoltado descendente dos índios Navajos, uma amizade improvável floresce. Apesar de ser cinco anos mais nova, Josie ensina a Samuel sobre palavras, música, sonhos, e, com o tempo, eles formam um forte vínculo de amizade.
Após se formar no colégio, Samuel abandona a cidadezinha onde vivem em busca de um futuro, deixando sua jovem amiga com o coração partido. Muitos anos depois, quando Samuel retorna, percebe que Josie necessita exatamente das coisas que ela lhe oferecera na adolescência. É a vez de Samuel ensinar a Josie sobre a vida e o amor e guiá-la para que ela encontre seu rumo, sua felicidade.
Profundamente romântico, Correndo Descalça é a história de uma garota do interior e um garoto indígena, sobre os laços que os ligam a suas casas e famílias e sobre o amor que lhes dá asas para voar.

RESENHA por Luciana Corrêa da Silva.

Olá, tudo bem?

Hoje vos trago Correndo Descalça, mais recente lançamento da Amy Harmon no Brasil. Amy é autora de um grande sucesso chamado Beleza Perdida (resenha aqui) e, mais uma vez, ela não me deixou respirar durante a leitura.

Josie é uma menina que acaba de perder a mãe. Ela é muito jovem, mas de uma inteligência e amor puro em seu coração. Tem somente nove anos, mas sabe que, em uma casa cheia de homens, terá de assumir várias obrigações para não ver tudo desmoronar. Assim, vivendo em uma pequenina cidade do interior de Utah, ela conta com a ajuda das vizinhas, que passam a lhe ensinar a cuidar da casa, ter uma horta… mas o que mais toca a sua vida é a chegada de um casal à sua cidade. Josie ganha uma nova amiga, a brilhante Sofia passa a ensinar a menina a tocar piano, e ela torna-se um verdadeiro prodígio.

O tempo passa lentamente para alguém que não tem muitos sonhos, nem aspirações. Mas, quando Josie conhece o garoto estranho do ônibus escolar, sua vida muda plenamente. Samuel Yates é um jovem confuso e revoltado, ele é metade descendente de índio Najavo (etnia de sua mãe), mas o destino resolve unir esses dois novos amigos. Nem a diferença de idade de cinco anos é impedimento para esses dois trocarem sonhos e segredos.

Apesar de tão jovem, Josie é brilhante em sua solidão. Ela é inteligente demais, mas já leu muito e assim pode ajudar Samuel com suas tarefas tão difíceis, e o rapaz que parece ter um futuro inatingível passa a enxergar um futuro promissor, pelo esforço e pelo estudo. Com o apoio de Josie, Samuel passa a conhecer novas palavras, novas músicas e lindos sonhos. A menina Josie encanta-se com as lendas do povo Najavo e com a nova língua que escuta pelos lábios do amigo.

Então, após terminar o colégio e, mesmo custando deixar para trás uma amizade tão profunda e feliz, Samuel deixa a pequenina cidade e vai atrás de seu futuro, agora ele será um fuzileiro. Josie fica de coração partido.

O tempo passa e Samuel volta anos depois, só que ele encontra uma Josie muito diferente, mas não mudada. Ela é uma jovem que enfrentou muita coisa na vida (digamos que ela não foi poupada de nada de ruim), mas ao vê-la, Samuel sabe que o que ela precisa agora é exatamente de tudo aquilo que lhe deu quando ele precisou. Agora adultos, Samuel precisa ensinar à sua amiga mais querida tudo o que ela precisa saber sobre a vida e sobre o amor. Ele precisa ser o guia para que ela encontre a verdadeira felicidade e o seu lugar no mundo.

É uma linda história de amor, um romance emocionante ao extremo. Uma história de uma menina do interior e de um garoto indígena, que não acha seu lugar em lugar nenhum. Quando ele vive na cidade, ele é muito índio, quando está na aldeia, é muito branco… Josie é aquela que carrega todos nas costas e não mede esforços para ver todos felizes, mas quando é que pensa nela própria?

Foi mesmo lindo ler esse livro, confesso que gostei ainda mais que do livro Beleza Perdida, que eu amei. A narrativa é poderosa e fluente ao extremo, não nos permite que larguemos o livro antes de saber mais um capítulo... Fiquei feliz e realizada por conhecer esses belos personagens, mas mais ainda por saber as lindas histórias do povo Najavo e também sobre o trabalho imprescindível dos fuzileiros navais americanos. Que Deus os abençoe!

Fico por aqui pois não quero contar mais detalhes, só posso dizer que é um livro que todos devem ler. Tem muito sobre amizade, família, senso de dever, perda, sofrimento… triunfo.

Amy Harmon nos presenteou com uma história tragicamente linda que une o coração. É puro, é emocionante, é transformador!

Apaixonem-se também por Josie e seu amor Samuel.

Até a próxima!

Outras capas:



  




2 comentários

  1. Resenha linda Lu. Eu tô com Beleza Perdida aqui pra ler e sei que tô atrasadíssima pra conhecer a escrita da Amy que parece ser maravilhosa e de quem só ouço elogios. Quando terminar o livro que tenho aqui tenho certeza que irei querer ler outras de suas histórias e fico feliz que já mais esse lindo romance publicado, a trama parece tocar o leitor profundamente e eu amo histórias assim.

    Beijinhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili, essa autora é apaixonante, quero só ver seu comentário depois de ler esse que você já tem aí na espera... vc vai ver só que beleza que é. Assim só fico mais e mais fã da Amy. Beijinho, obrigada pelo comentário ;)

      Excluir