[RESENHA] Só Escute de Sarah Dessen.

Livro: Só Escute
(Just Listen)
Autor (a): Sarah Dessen
Número de Páginas: 347
Editora: Seguinte
Compre aqui.

Sinopse: Para encarar a verdade, você precisa estar disposta a ouvi-la.Ano passado, Annabel era a típica “garota que tem tudo” — inclusive era esse o papel que interpretava no comercial de uma loja de departamentos da cidade. Este ano, porém, ela é a garota que não tem nada: não tem mais a amizade de Sophie; não tem uma família feliz desde a descoberta do distúrbio alimentar de uma de suas irmãs; e não tem ninguém com quem passar a hora do almoço na escola. Até conhecer Owen Armstrong.Alto, misterioso e obcecado por música, Owen é um garoto que vivia se metendo em brigas, mas agora está tentando mudar. Um de seus novos lemas é sempre falar a verdade, não importa qual seja, e jamais guardar ressentimentos.Será que com a ajuda desse amigo inesperado Annabel vai conseguir encarar a verdade e enfrentar o que aconteceu na noite em que brigou com Sophie?

RESENHA por Lili Aragão.

Só Escute foi um lançamento do ano passado pela Editora Seguinte e foi o meu primeiro contato com a escrita da autora Sarah Dessen.

O livro conta a história de Annabel Greene, uma adolescente que ao ver seu rosto em um comercial, gravado cinco meses antes, retratando a garota que tem tudo, percebe como a sua vida mudou ao longo desse tempo. Alguma coisa aconteceu antes das férias de verão do colégio e isso fez com que ela brigasse com sua melhor amiga Sophie e se afastasse de todos os seus amigos.

Annabel se isolou durante as férias e quando as aulas retornaram percebeu que ela foi isolada, só lhe restando sentar ao lado do bad boy calado do colégio, que não fala com ninguém e lhe assusta bastante.

Whitney, a irmã do meio está de novo em casa após sofrer uma crise por um distúrbio alimentar, mas está sempre mal-humorada e a fim de não colocar mais carga nos ombros da família Annabel não divide o que aconteceu com ninguém.

É durante um confronto com Sophie que Annabel vai receber o apoio de alguém que não esperava e criar uma conexão que irá ajudá-la a enfrentar seus problemas.

A família de Annabel, vista de fora, poderia ser considerada perfeita, mas enfrenta o distúrbio alimentar da irmã que afeta a todos. Annabel parecia ter a vida perfeita, até ser isolada e ofendida no intervalo. Owen parecia ser um garoto misterioso e agressivo, mas teve problemas em casa e só precisava de alguém que realmente quisesse conhecê-lo pra desfazer essa impressão. Essa é uma história que nos leva a pensar sobre como as aparências nem sempre são o que parecem ser.

Esse livro possui uma trama densa e fui pega de surpresa sobre o quão profundo ele pode ser. Eu esperava uma história simples com adolescentes estereotipados e recebi uma que leva o leitor à reflexão sobre os muitos problemas que Annabel e sua família enfrentam. 

O que parece uma simples briga entre amigas torna-se muito mais profundo ao se adicionar questões sobre se aceitar, sobre se encontrar, sobre falar, sobre ser ouvida, sobre família, sobre amizade, sobre confiança e sobre distúrbios alimentares.

Esse é aquele tipo de história que não sai da tua cabeça mesmo quando você não está lendo e a escrita da autora é cativante a ponto de fazer o leitor se importar com os rumos dos personagens.

Há longos parágrafos onde Annabel vive nas lembranças que a levaram ao presente isolamento e isso pode tornar a leitura mais lenta inicialmente. Contudo a adição de Owen e Mallory, irmã caçula de Owen, torna a trama mais leve, dinâmica, e ágil e uma vez que eles ficam mais recorrentes percebemos a importância dos personagens secundários para o ritmo de uma história. E tenho que dizer que eles foram os meus personagens favoritos.

O romance não é o foco, mas ele existe e é leve e encantador, Owen é super cativante, ama música, torna-se o amigo que ela precisa na hora certa e a ajuda a se transformar.

Annabel é aquela protagonista que comete alguns erros decorrentes da idade, mas é fácil nos conectarmos com ela e compreendê-la.

Eu terminei de ler e fiquei pensando que gostei muito da história, pensei no livro o tempo todo, que li sem parar pra saber como a autora iria concluir e de que com certeza quero ler outros livros dessa autora. Ainda assim tenho que falar que eu esperei ansiosamente o momento das revelações e que desejei uma cena detalhada, cheia de emoção e nesse aspecto acho que a autora pecou e foi superficial, o que me decepcionou só um pouco. Contudo isso é algo muito pessoal e não chega a tirar o brilho da história.

Assim, este é um livro que recomendo sim para todos lerem, sendo aquele YA que marca tanto jovens quanto adultos e que vale a muito a pena.

Não julgue. Só escute.

Para terminar quero registrar um agradecimento as meninas do Viciados em Leitura, vi uma resenha da Talita, muito linda sobre essa história, e me interessei, e coincidentemente ganhei esse livro em uma promoção do blog e a leitura se mostrou super marcante, só posso dizer que curti demais meninas, obrigada. ❤

Outras capas:

   



2 comentários

  1. Oi Lili, eu adoro livros assim, acho que de vez em quando a gente precisa de uma sacudida, né? E enredos assim nos fazem pensar... Linda resenha, beijo e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, sim, é bom ler histórias que nos fazem refletir <3
      Obrigada pelo apoio e carinho de sempre. Bjks!!

      Excluir