[RESENHA] Procura-me Quando a Guerra Acabar de Amy Harmon


Livro: Procura-me Quando a Guerra Acabar
(From Sand and Ash)
Autor (a): Amy Harmon
Número de Páginas: 370
Editora: Top Seller/Portugal

Sinopse: Em cada vida salva, um pequeno ato de rebelião…
1933. Angelo Bianco chega a Florença e é recebido pela família de Eva Rosselli. Os dois crescem juntos, ele católico, ela judia. Com o passar dos anos, a amizade que os une torna-se num amor impossível que desafia as crenças de ambos. Mas Angelo sabe que tem de seguir a sua vocação.
Agora, dez anos depois, Angelo é um padre católico e Eva está em risco de ser deportada, e precisa da sua ajuda. Após a chegada da Gestapo, Angelo esconde Eva num convento, onde muitos judeus estão a ser protegidos pela Igreja. Até que chega o dia em que nem o Vaticano consegue enfrentar os nazis.
Com a guerra e a morte iminentes, Angelo e Eva ajudam aqueles que foram despojados de tudo, colocando as suas vidas em risco todos os dias. E é ao tentar o destino e a sorte, que Angelo enfrenta a decisão mais difícil de todas para proteger a mulher que sempre amou.
… em cada luta, um ato de humanidade.

RESENHA por Luciana Corrêa da Silva.

Olá, como vão?

A resenha de hoje é de um lançamento da Amy Harmon em Portugal. Eu sou fã dessa autora desde que li Beleza Perdida e Correndo Descalça (resenha aqui), mas fiquei ainda mais surpreendida com sua capacidade de escrita com esse livro.

Eva Rosselli é uma menina muito especial. Ela já não tem mais a mãe, que morreu quando ela nasceu, mas tem o amor do pai e da família da casa em que moram. Eva aprende violino e toca muito bem, ela é empenhada e feliz com sua vida. Assim, nada de mais natural acontece quando chega a Florença um menino chamado Angelo, que é recebido pela família de Eva. Angelo Bianco vem da América, trazido pelo pai, que não tem condição de cuidar dele sem a mãe que morreu. Angelo, mesmo ainda menino, tem uma missão a cumprir: ele precisa tornar-se padre, é o pedido de seu pai e também sua vocação.

Assim, os dois crescem juntos, Eva uma judia, Angelo, um católico. Mas, com o passar dos anos, a amizade de criança torna-se um amor impossível. Acima de tudo o que os impede, está a crença de ambos. Angelo sabe que acima de suas vontades, precisa tornar-se um sacerdote, ele precisa deixar que a voz da sua vocação fale mais alto que a bela Eva, que faz questão de não esconder o que sente por ele.

O tempo passa e agora Angelo é o Padre Angelo, um homem corajoso e bondoso que enfrenta a guerra para salvar os seus cidadãos. Os alemães chegam a Roma e começam a varrer a cidade atrás de todo e qualquer judeu que encontram. Angelo, sabedor do perigo que os seus correm, precisa ajudar de qualquer forma. Então Angelo segue até Florença e consegue convencer Eva a ir com ele para Roma, pois só assim ela poderá ser protegida por ele. Eva já sabe o que está acontecendo por toda a Europa, pois seu pai saiu de casa e nunca mais voltou. Eles sofrem com o medo constante do que pode acontecer.

Assim que a Alemanha toma conta da Itália, Angelo e vários outros padres e freiras começam uma luta impossível, que é esconder os judeus em seus conventos, suas igrejas e nas escondidas e velhas catacumbas do subsolo da cidade. Eva esconde-se em um convento mas, impetuosa que é, não consegue ficar de braços cruzados. Assim, num dia em que é pega pelos alemães, o seu pesadelo começa. Ela passa a trabalhar com eles, será intérprete e secretária do principal homem de Hitler na Itália.

A segunda grande guerra é cruel e impiedosa, mas parece que a Itália é protegida pela igreja e pelo seu papa, porém de forma escondida e eficaz. Até que um dia nem mesmo o Vaticano consegue segurar a crueldade dos alemães.

Com um ritmo alucinante e criativo, a autora nos coloca dentro da guerra. Ela nos transporta para o horror vivido por todos naquela época, não nos poupa de nada. Mas também nos traz uma linda história de amor, de família, de saber quem somos e com quem contamos.

Fiquei a saber muito mais sobre um assunto que gosto muito, fiquei a saber do poder da Igreja Católica, de sua imensurável doação por aqueles que precisavam, incluindo doando suas vidas. Foram inúmeras as pessoas salvas pela coragem de homens e mulheres que não se esquivaram de ajudar milhares de judeus que seriam mortos.

Eva e Angelo aprendem que a vida é muito mais que seguir o planejado e que esperar pelo próximo nascer do sol pode ser o que se tem de mais precioso. Eva precisou viver as piores situações para entender seu coração e aceitar que o amor tem seu tempo e hora para acontecer.

Angelo, um homem tão belo de corpo e alma, um menino que vemos se transformar em um homem capaz de tudo para fazer o que é certo. Um homem capaz de aceitar que Deus nem sempre escolhe o caminho mais fácil.

Fui muito feliz e realizada com essa leitura, apesar de ficar o tempo todo com o coração apertado e lágrimas nos olhos. Fiquei encantada com personagens tão vivos em minha alma, com coragem para colocar tudo em risco todos os dias. Despojar-se do material e dos sentimentos de forma a sobreviver em meio a um dos piores momentos vividos pela humanidade.

Procura-me Quando a Guerra Acabar é um presente para qualquer leitor, mas em especial para aqueles que se entregam a leituras completas e cheias de emoção. A cada história que leio fico ainda mais fã dessa escritora maravilhosa, que ainda nos presenteia com uma nota final digna de muitas lágrimas e de muitos aplausos.

Que nunca nos esqueçamos deles.

– Também continuo a tentar agarrar-te, Eva – confessou ele. – Continuo a tentar agarrar o que não é meu. – Deixou descair as mãos e tentou levantar-se, a sua perna defeituosa fazendo-o sentir-se desconfortável e desajeitado, e o cansaço reforçando esse sentimento.
Eva ajudou-o a levantar-se.
– Sempre fui tua, Angelo – disse ela, repetindo as mesmas palavras que ele pensara enquanto orava. Ela era dele. – Mas tu nunca foste meu.

Beijinho e até a próxima. 😉

Outras capas:

  




2 comentários

  1. Oi Lu, a última vez que falamos sobre essa autora eu ia ler Beleza perdida e agora já li, gostei demais e quero sim ler outros livros dela.
    A trama desse livro parece ser emocionante, eu confesso que quando vejo romance envolvendo padres, fico com o pé atrás, geralmente não gosto, mas pelo que li na resenha a história vai além do romance e ambientada em um momento tão terrível de nossa história leva o leitor as lágrimas. Curti demais a resenha, como sempre tu arrasa com as palavras, espero ter a chance de ler também ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili, que querida que tu é, eu sempre fico nas nuvens com tuas palavras de carinho... são meu combustível. O livro é sim sobre essa desgraça toda que um dia vivemos, sobre todas as piores maldades que o ser humano pode cometer, mas é tudo tão belo e tão bem escrito, desenvolvido... eu amei esse livro, de coração. Ele é sim um padre, mas vc vai ver que ele é perfeito e ela é maravilhosa, tudo é certo nesse livro, nada nos faz ficar meio assim... (te entendo perfeitamente, por que pensei o mesmo que vc).
      Beijo, muito obrigada! Sempre!

      Excluir