[RESENHA] A Perdição do Barão de Lucy Vargas


Livro: A Perdição do Barão 
Autor (a): Lucy Vargas 
Número de Páginas: 378
Autor (a): Lucy Vargas
Editora: Bertrand
Compre aqui.

Sinopse: Novo livro de Lucy Vargas, autora de Um Acordo de Cavalheiros.
A família de Patrick, como muitas da aristocracia inglesa, foi marcada por escândalos amorosos e sofrimentos. Não é à toa que ele acredita estar amaldiçoado pelo “mal do amor”.
Quando se apaixona por Hannah, cuja família também esconde segredos, Patrick não consegue confiar nela e muito menos acreditar que um dia seu amor será correspondido. Ele parte decidido a esquecê-la, mas incapaz de conter o amor que sente, ele aceita: Hannah é a sua perdição.
Se permitir que fantasmas do passado continuem a assombrá-los, Hannah pode escapar por entre seus dedos, pondo em risco seus votos e seu elo inquebrável. Quanto mais esse elo é capaz de resistir? Até onde Patrick é capaz de ir por sua baronesa?

RESENHA por Luciana Corrêa da Silva.

Olá, como vão?

A resenha que trago hoje é do mais recente livro da Lucy Vargas, autora brasileira de muito sucesso entre os romances de época. Este livro é chamado A Perdição do Barão e é uma publicação da Editora Bertrand Brasil, parceira aqui do blog. Se quiser ver as resenhas dos livros anteriores da autora, clique aqui.

Patrick é um homem de muito boa posição social e hoje já conseguiu superar o escândalo de ter sido abandonado, ainda muito pequeno, pela mãe. Ele e sua irmã mais nova ficaram aos cuidados de um pai que também preferiu viver com a amante que cuidar dos filhos legítimos. Mas eles tiveram os cuidados e o amor das demais pessoas da família e dos amigos próximos. Assim, desde muito cedo Patrick tem por ideal de vida casar-se com seu grande amor que é Hannah.

Devido a tudo o que passou na vida, os escândalos amorosos que permearam a família desde sempre, Patrick acredita sofrer do mesmo mal que seus pais, ele sofre o “mal do amor”. Aquele famoso doer de alma, que cega e machuca, que nos faz sofrer sem ser correspondidos pelo ser amado e idolatrado. No caso, a intrépida e desavisada moça, que não tem olho nenhum para o coitado do moço.

Assim, o pobre barão remói a tal paixão a ponto de sair pelo mundo em busca de aventuras mas, principalmente, para esquecer aquela que lhe dilacera a alma. Hannah é uma moça linda, que anda com uma luz própria pelos escuros da sociedade e que também esconde segredos. Ela não dá nenhuma pista de que um dia possa corresponder ao amor de Patrick e isso deixa o pobre moço cada vez mais desacreditado de tudo. Ele parte, mas junto dele vai a desconfiança e uma certa dose de rancor por não ter a atenção da amada. Ele acaba por aceitar que Hannah é a sua perdição e quer se manter o mais distante possível dela.

Só que o coração não manda no destino e este acaba por unir os dois de forma a deixar Hannah sem saída e Patrick, que ama desenfreadamente, mesmo magoado, não deixará a oportunidade passar.

Os medos do passado estarão sempre presentes na vida dos dois e, enquanto acompanhamos a leitura, duvidamos o tempo todo das possibilidades desse casal, pois são muitas as dúvidas e os riscos que eles correm. A situação que os uniu não é das melhores e eles parecem pisar em ovos o tempo todo. Para piorar, a avó de Hannah nada faz para que a vida das netas seja boa. Patrick será testado até o último minuto, trazendo-nos momentos de agonia e (quase) desespero.

O grande diferencial dessa obra para as anteriores da autora é a narrativa. O livro é narrado em primeira pessoa pelo próprio Patrick, que é um coração partido e choroso por muitas páginas, senão todas. Ele é o que dizem por aqui, um lamechas. Ele é diferente dos mocinhos aos quais estamos acostumadas, porque ele é muito doce, pensa muito e muitas vezes antes de qualquer ato e isso causa uma certa raiva no leitor. Por vezes tive mesmo vontade de adentrar as páginas e sacudi-lo com todas as minhas forças e mandar que ele virasse homem. Mas conforme a leitura andou eu fui entendendo tudo.

Ele é um rapaz que ama demais, que se entrega demais… e graças a Deus que a autora nos presenteou com um final lindo e que deu sentido a essa personagem tão doce. Lucy mantém a marca das cenas quentes de paixão entre os casais e ainda nos escreveu um belíssimo epílogo, que deixou o livro muito melhor e ainda uma nota que explica tudo de forma a nos satisfazer completamente.

Indico a leitura, mas adianto que não é uma leitura para quem gosta de mocinhos fortes e poderosos e muito menos para quem gosta de histórias previsíveis, esse livro te deixará com o coração na mão até a última página e a “doçura” do barão poderá enervar os leitores mais durões.

…Ninguém deveria sofrer assim por amor. Eu não queria aquilo. Jamais quis viver daquela forma. Sentia, porém, que fora amaldiçoado pelo mal que corria nas veias da minha família e da de Hannah. O amor. Vivia rodeado de vítimas do mal do amor.

Beijinho e até a próxima. 😉

2 comentários

  1. Que resenha maravilhosa Lu <3 Fiquei encantada por ela, mas confesso que fiquei também um pouco preocupada com essa "doçura" do protagonista, ainda assim, fiquei também extremamente curiosa pra ver como essa relação vai se desenvolver e por saber mais dos segredos de Hannah. Já estou com o livro na minha meta, que diga-se de passagem tem uma capa linda, e espero aproveitar e muito a leitura ;) :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili, não quero estragar tuas impressões, então só digo que nunca, jamais na vida viste um mocinho assim. Prepara-te. Beijinho

      Excluir