[RESENHA] Quando Ela Desaparecer de Victor Bonini


Livro: Quando Ela Desaparecer
Autor (a): Victor Bonini
Número de Páginas: 272
Editora: Faro 
Compre aqui.

Sinopse: Uma garota de dezesseis anos desaparece durante uma excursão escolar. Mas não se trata de qualquer garota. Dois anos atrás, ela esteve à beira da morte, e quando foi encontrada, ninguém acreditou que sobreviveria.
Agora, há dois meses desaparecida, não restam dúvidas de que esteja morta. Rastros de sangue e um colar arrancado são as únicas pistas. Pressionados, os policiais estão desesperados por respostas, mas ninguém na longa lista de suspeitos parece ter forte motivação para cometer um crime.
Até que o caso vira de cabeça para baixo e segredos muito bem enterrados emergem para revelar o lado cruel de um lugar aparentemente tranquilo. No meio de tantos possíveis culpados, os inocentes é que estão mais aflitos… porque alguns deles começaram a morrer.

RESENHA por Katielle Borba.

Oi, gente!

A resenha de hoje é do livro Quando Ela Desaparecer do Victor Bonini e publicação da Faro Editorial.

Este livro trata do desaparecimento de Kika, uma linda garota de 16 anos, cheia de segredos, rodeada por pessoas que a invejavam e que não gostavam muito dela.

Kika já havia vivido e sobrevivido a uma tragédia, mas nos seus 16 anos algo acontece novamente. Num passeio da escola Kika desaparece, são poucas as evidências que possam indicar alguma coisa. Os dias passam e a polícia tem poucas provas (um colar com pingente de coração e um pequeno rastro de sangue) e uma lista imensa de suspeitos, pessoas que tinham algum motivo para fazer mal ou não a Kika. O tempo vai passando e nada é resolvido e é a partir disso que a história se desenvolve.

Quando Ela Desaparecer é o meu segundo contato com o Victor, dele já li O Casamento (indico muito), e estava muito ansiosa por este livro. O Victor é um autor inteligente e merece todos os elogios possíveis, já fui enganada por ele no livro anterior e neste aqui aconteceu a mesma coisa.

Este livro é narrado em forma de reportagem. A narradora é a Sarah e através dela temos todos os nuances do que aconteceu na época do desaparecimento da Kika. Foi a minha primeira experiência com esse tipo de narrativa e me senti muito desconfortável; durante a leitura não consegui me conectar com os personagens, não consegui sentir empatia por ninguém, mas, ainda assim, este livro me fisgou. Apesar de não sentir conexão alguma, o autor escreve de uma forma única, é impossível não ficar curioso com os acontecimentos, impossível não querer virar a próxima página para saber o que aconteceu na época.

A Sarah foi a pessoa que organizou, de forma cronológica, os acontecimentos e é através disso que temos muitos olhares sobre o desaparecimento. O livro é recheado de fotos, reportagens e depoimentos e isso vai se encaminhando para o grande ápice da história. Cada um dos personagens mencionados durante a narrativa tem algo para falar sobre a Kika e na maioria das vezes o relato não é bom. Isso me deixou muito dividida, pois não dá para saber quem está falando a verdade ou relatando algo que aconteceu verdadeiramente.

Durante a leitura meu cérebro foi trabalhando em várias hipóteses, mas nenhuma chegou perto da verdade. A teia tecida pelo autor vai guiando o caminho, mas existem desvios, coisas que estão ali para enganar e surpreender.

Quando Ela Desaparecer traz muitos personagens e entre eles está o detetive Bardelli, figura conhecida do livro O Casamento. O detetive é a pessoa que desvendará o grande mistério sobre o desaparecimento da Kika.

Enfim, apesar de não ter gostado do estilo da narrativa gostei muito da história. O livro é muito envolvente e cada mínimo descobrimento me deixava instigada a continuar. O Victor é um autor que mais uma vez me surpreendeu positivamente e minha humilde opinião é que ele está entre os grandes do gênero.

Leitura recomendada.

Um comentário

  1. Anônimo2/23/2024

    boa resenha! concordo acerca do estilo de narrativa, embora eu tenha me acostumado com ele em certa altura do livro. também não esperava o final e acredito que sua construção, com reviravoltas aparecendo após acharmos que já desvendamos tudo, foi feita perfeitamente. sou fã do bonini e gostaria de ver adaptações de seus livros no audiovisual ou teatro.

    ResponderExcluir