Livro: A Menina da Neve (The Snow Child)
Autor (a): Eowyn Ivey
Número de Páginas: 352
Editora: Novo Conceito
Compre aqui.
Sinopse: Alasca, 1920: um lugar especialmente difícil para os recém-chegados Jack e Mabel. Sem filhos, eles estão se afastando cada vez mais um do outro. Em um dos raros momentos juntos, durante a primeira nevasca da temporada, eles constroem uma criança feita de neve. Na manhã seguinte, a criança de neve some. Dias depois, eles avistam uma criança loira correndo por entre as árvores. Uma menina que parece não ser de verdade, acompanhada de uma raposa vermelha e que, de alguma formam consegue sobreviver sozinha no frio e rigoroso inverno do Alasca. Enquanto Jack e Mabel se esforçam para entender esta criança que parece saída das páginas de um conto de fadas, eles começam a amá-la como se fosse sua própria filha. No entanto, nesse lugar bonito e sombrio, as coisas raramente são como aparentam, e o que eles aprenderão sobre essa misteriosa menina irá transformar a vida de todos.
RESENHA por Katielle Borba.
Oi gente, tudo bom?
A resenha de hoje é de um dos últimos lançamentos da Editora Novo Conceito. O livro é Menina da Neve da autora Eowyn Ivey. Este livro aqui foi finalista do prêmio Pulitzer e a autora mora no Alasca, juntamente com seu marido e duas filhas.
Quando foi anunciado este lançamento, fiquei bastante interessada, afinal pode se dizer que é histórico, pois se passa nos anos 20 e é ambientado no Alasca. Achei que seria mais história que eu ficaria satisfeita em ler, porém a história é tão mágica, dramática e linda que fiquei com o coração um pouco partido no final.
Jack e Mabel moram numa cabana no Alasca, a vida ali não é fácil e o relacionamento deles também não; os dois não são mais jovens e conforme os anos passam eles ficam cada vez mais afastados um do outro. A vida no Alasca é monótona, pois eles não têm vizinhos perto e Mabel não tem amizade com ninguém, seu único companheiro é Jack. Eles não têm filhos e isso foi um dos motivos que fizeram eles se mudarem para esse fim de mundo. A vida dos dois passa sem grandes acontecimentos até que certo dia Jack avista uma menina em meio às árvores.
Na noite anterior a esse acontecimento, Jack e Mabel haviam feito um boneco na neve; eles o decoraram com cachecol e luvas. Quando Jack avistou a menina ela estava usando essas mesmas peças e isso o deixou bastante intrigado, até porque assim como ele a viu, ela sumiu. Mabel também viu a menina, mas foram só pequenos relances. Agora, eles passam os dias tentando encontrá-la ou até mesmo acreditar que ela não é fruto da imaginação.
É muito difícil falar sobre este livro, já refleti bastante, mas palavras me faltam para descrevê-lo e dizer o quanto ele é tocante. É uma história de recomeços, mistérios e de uma tristeza que acompanha os personagens no início da narrativa. Nos primeiros capítulos pensei em Jack e Mabel como um peso morto em cima da terra, pessoas que não tinham uma razão para estarem ali, simplesmente eles viviam seus dias, sem emoção e sem vida. Quando a menina surge, parece que eles recebem um sopro de vida, mas sabe quando nada é o que parece? Ficamos ávidos para saber o que vai acontecer, saber como a história se desenrolará.
O livro é bem escrito e a narrativa é em terceira pessoa. Muitas vezes a leitura ficou arrastada, mas em outras era bastante ágil. A autora soube bem como me prender na história e me deixou cheia de dúvidas, juntamente com os personagens.
O trabalho da Editora Novo Conceito está lindo, este livro é impecável. A capa é maravilhosa e a diagramação das páginas dão um charme a obra.
Enfim, recomendo a leitura. Não é o meu tipo favorito de livro, mas estou feliz em ter lido essa história.
Era fantástico e impossível, mas Mabel sabia que era real — ela e Jack a tinham feito com neve e galhos e capim congelado. A verdade a impressionou. A criança não apenas era um milagre, como também era criação deles. E ninguém cria vida e a abandona.
Achei que tinha visto algo - disse Jack. - Mas eram apenas meus olhos cansados me enganando.
Leitura recomendada.
Outras capas:




Postagem válida para o Top Comentarista novembro.
Oi, Kat. Desde que o livro foi lançado, eu fiquei com muita vontade de lê-lo, pois a sinopse deixa qualquer um intrigado. Inicialmente, fiquei bastante curiosa para entender como uma menina de neve pudesse ganhar vida.
ResponderExcluirConfesso que fiquei meio receosa em ler a resenha com medo de levar algum tipo de spoiler ou perder a vontade de ler o livro, mas nada disso ocorreu. Ao contrário do que pensei, fiquei com mais vontade ainda em ler o livro. Só não imaginei que a história teria uma "carga" tão dramática.
A capa do livro passa uma harmonia muito gostosa, não sei se devido a delicadeza do desenho ou as cores apresentadas. Sem contar que a capa remete muito bem alguns acontecimentos do livro, julgando pela resenha.
Bom, fico feliz que você tenha gostado da leitura e espero que eu também goste e que a leitura arrastada não ocorra para mim.
Beijos
Oi Kati,
ResponderExcluirJá tinha visto o livro, mas ainda não tinha lido nada a respeito dele, eu gostei, por sua resenha o livro me pareceu interessante e apesar de não ser um tipo de leitura que procuro agora, pode ser que eu o considere no futuro. A capa é realmente linda.
:)
Oi, Kat. Eu me encantei assim que vi A Menina da Neve nas vitrines de livrarias e da Novo Conceito. Não pude deixar de me apaixonar pela história, então vim conferir a resenha. As minhas expectativas foram todas correspondidas, gostei bastante do cenário invernal do Alasca, dos mistérios e segredos que rondam a garota e dos personagens que fazem o casal. A escrita desta autora parece mesmo incrível. PS. As capas são tão bonitas, mas a do Brasil é tão mais ou menos.
ResponderExcluirConsumidor de Sonhos | consumidordesonhos.blogspot.com.br
Kati que interessante, estava curiosa para ler uma resenha sobre esse livro, fiquei curiosa quando ele foi lançado, e claro sua opinião conta muito para mim. Bom saber desse teor dramático e reflexivo que o texto tem. Valeu demais pela dica.
ResponderExcluirGosto dessa capa, não sei se são as cores no branco ... Gosto!!
Leituras, vida e paixões!!!!
uma das coisas que mais me chamou atençao no livro foi a capa e o fato do livro se ambientar no inicio do século passado, gostei da resenha e to bem curiosa para ler.
ResponderExcluirEsse livro eu já quero ler desde que foi lançado, eu me encantei pela capa e a sinopse me deixou bem curiosa com a história.
ResponderExcluirNão sabia que o livro foi finalista do prêmio Pulitzer e a autora mora no Alasca, super diferente do que estamos acostumados a encontrar.
Amei saber que vc gostou e achou o livro tocante, sempre qdo gostamos do livro, fica dificil resenhar ne?!
A premissa do livro é bem interessante e com certeza uma historia que fala sobre recomeços, mistérios e tristeza vai me tocar com certeza.
Já comprei o livro na Amazon, ta baratin, hehe
Achei a nossa capa muito mais bonita.
Beijos.
♥ Blog Livros e Sushi ♥
https://livrosesushi.wordpress.com/
Oi, Katielle!
ResponderExcluirQuando li pela primeira vez a sinopse de A menina da neve confesso que não me interessei, nem mesmo o mistério envolvendo a menina despertou minha curiosidade... Portanto, não é um livro que colocaria na minha lista de leitura, mesmo sendo um livro tocante que te fez refletir tanto...
Bjos!
Kati!
ResponderExcluirO livro será uma das próximas leituras
Bem ansiosa por poder acompanhar toda trama e drama do livro.
Adorei o mote da histórias.
”Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.”(Sócrates)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!
Eu vi o lançamento e fiquei loca pra ler o livro.
ResponderExcluirA capa é demais. A nossa é a melhor na minha opinião.
Bem, eu achei que o livro fosse algo meio sobrenatural, mas não me parece pela sua resenha.
Se bem que VC não falou muito do mistério da menina em si e eu adorei isso porque deu mais vontade de ler.
Fiquei com dó do casal... Sem amigos, sem ninguém... Ou melhor só um ao outro. Isso é muito triste mesmo o que me fez pensar que eles estava ficando depressivos e vendo coisas... Ou até que eles morreram na nevasca... Não me contaaaa...
Bem, eu preciso ler este livro logo.
Adorei a resenha.
Beijo
Oi, Katielle. Tinha lido a sinopse e nao tinha me interessaso tsnto, mas sua resenha me deixou curiosa a respeito desse mistério que envolve a criança de neve... estou aqui pensando em várias possiblidades... hahaha
ResponderExcluirBjs
Me interessei por esse livro desde que vi ele entre os lançamentos, realmente a história parece ser muito tocante, fiquei bem curiosa em relação a história depois de ler sua resenha, e por esse motivo adicionei o livro em minha lista de leituras, pretendo lê-lo em breve.
ResponderExcluirEstou doida pra ler esse livro, curto muito um drama, parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.
ResponderExcluirEsse livro tem duas coisas que eu adoro ler: é narrado em terceira pessoa e se passa em um cenário de época. Desde que eu vi o laçamento desse livro não tinha ficado com muita vontade de ler, pois tinha vários outros esperando para serem lidos, mas agora que consegui diminuir um pouco a lista sem duvida vou ler ele.
ResponderExcluirOie
ResponderExcluirO livro parece ser ótimo,e dá pra sentir a intensidade desses personagens.Os dois sozinhos no meio do nada.Adorei essa pitada de magia na história e quero descobrir o que vai acontecer com os dois personagens e se eles encontram novamente essa menina da neve.Também não é meu tipo de leitura favorita mas espero gostar.
bjos
Mana que bom que o livro te trouxe uma ótima leitura, mas esse livro não me chamou atenção, não porque não ache a história ruim ela é até legal mas acho que comigo não vai funcionar. Vou dispensar essa leitura e gostei de verdade da sua resenha, ela mostrou o que o livro tem de melhor, mesmo não o tendo lido.
ResponderExcluir